{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Lula afirma que Bolsonaro enviou Eduardo aos EUA para buscar 'salvação'
Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/913a4bf/2147483647/strip/true/crop/480x270+0+45/resize/1440x810!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fi.ytimg.com%2Fvi%2F-YRB0zKJdVw%2Fhqdefault.jpg

Lula afirma que Bolsonaro enviou Eduardo aos EUA para buscar 'salvação'

Durante evento no Espírito Santo, presidente Lula faz críticas a Jair Bolsonaro em contexto de disputa comercial entre Brasil e EUA

Por Admin

13/07/2025 08:00 · Publicado há 11 horas
Categoria: Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou duramente a família Bolsonaro nesta sexta-feira (11) após o anúncio de taxação de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos, medida tomada pelo governo americano sob comando de Donald Trump.

Contexto do discurso

Em cerimônia relacionada ao acordo de Mariana, na cidade de Linhares, Espírito Santo, Lula chamou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de "coisa covarde" e afirmou que ele teria usado o filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), para articular uma reação contra o Brasil devido ao processo legal em que o ex-governo responde por tentativa de golpe de Estado.

"Não sei se vocês lembram que nós tivemos que fazer uma PEC da transição antes de eu começar a governar. E por que fazer uma PEC [Proposta de Emenda à Constituição] da transição? Para poder ter dinheiro para a gente começar a governar e ainda pagar a dívida daquela coisa que governou o país. Aquela coisa covarde que preparou um golpe neste país, não teve coragem de fazer, está sendo processado, vai ser julgado. E ele mandou o filho dele para os Estados Unidos pedir para o Trump fazer ameaça. ‘Se não liberarem o Bolsonaro, eu vou taxar vocês’", relatou o presidente.

Reações à política de tarifas dos EUA

Lula afirmou ter aprendido com a mãe a não "abaixar a cabeça" e destacou que Trump está mal informado ao alegar que os Estados Unidos têm uma situação desfavorável na relação comercial com o Brasil, contrariando dados econômicos.

Ele esclareceu que, na realidade, é o Brasil que possui déficit comercial com os Estados Unidos. "Só para vocês terem ideia, em 15 anos, entre comércio e serviço, nós temos um déficit de 410 bilhões de dólares com os Estados Unidos. Eu que deveria taxar eles. Eu que deveria taxar", enfatizou.

Pedido de interferência no processo contra Bolsonaro

O presidente também criticou o pedido de Donald Trump para que ele interferisse no processo judicial contra Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).

"Qual é a lógica dele? ‘Não processa o Bolsonaro. Para com isso imediatamente, mas imediatamente’. Porque a coisa, a coisa mandou um filho que era deputado se afastar da Câmara para ir lá ficar pedindo: 'Ô Trump. Pelo amor de Deus, Trump, solta meu pai. Não deixa meu pai ser preso’. É preciso da sua gente criar vergonha na cara. Porque a coisa mais pequena de um homem é não ter caráter", declarou Lula.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade