{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/44269f5/2147483647/strip/true/crop/1199x675+1+0/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2F90%2F0c%2F25b8406545aebd494a0b16c8e1ea%2Fdesign-se
Concurso vai revelar a maior raiz de mandioca de Montes Claros
Competição promovida pela Emater-MG durante a Expomontes avalia também a mandioca mais pesada
Montes Claros será sede do 1º Concurso de Mandioca durante a Expomontes 2025. A competição é exclusiva para mandioca de mesa e terá duas categorias: maior raiz e raiz mais pesada. Promovido pela Emater-MG, em parceria com a prefeitura e a Sociedade Rural de Montes Claros, o concurso já conta com quatro amostras finalistas.
Exposição e Avaliação
As raízes foram avaliadas por uma comissão julgadora e estão expostas na Feira Regional da Agricultura Familiar de Montes Claros, que acontece no parque de exposições da cidade, dentro da Expomontes. O resultado será divulgado no local na próxima sexta-feira (11), a partir do meio-dia.
Importância da Mandioca na Região
Segundo o técnico da Emater-MG em Montes Claros, Antônio Dumont, "A mandioca é um produto que tem um alto consumo na região, mas está sendo pouco cultivado. Nossa intenção é trabalhar com os agricultores para aumentar esse cultivo. É uma cultura muito importante, principalmente aqui na região do Norte de Minas, com escassez hídrica. O concurso é uma forma de promover a atividade".
Produção Regional
De acordo com a Emater-MG, a região Norte de Minas possui uma área de 3 mil hectares dedicada ao cultivo de mandioca de mesa, com uma safra esperada de 46 mil toneladas para este ano. Aproximadamente 4,8 mil agricultores estão envolvidos nessa atividade.
Feira Regional da Agricultura Familiar
Além do concurso, a Emater-MG organiza a Feira Regional da Agricultura Familiar durante a Expomontes, onde cerca de 50 agricultores expõem e comercializam produtos como mel, derivados da cana e do milho, beiju, requeijão, quitandas, artesanato, doces cristalizados, paçoca e comidas típicas. A feira estará aberta até domingo, último dia da exposição.
Mostra Tecnológica
Na sexta-feira (11), haverá uma Mostra Tecnológica, na qual a equipe da Emater-MG acompanhará um grupo de produtores rurais em visita aos estandes da Expomontes. O objetivo é apresentar novidades, produtos e serviços disponíveis na região, incluindo máquinas, implementos agrícolas, insumos e equipamentos de irrigação.