{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Cao Guimarães apresenta a exposição 'Um grão de domingo' em Belo Horizonte
Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/07/10/1200x720/1_wmc62001-56144864.jpg?20250710204306?20250710204306

Cao Guimarães apresenta a exposição 'Um grão de domingo' em Belo Horizonte

Obras do artista plástico e cineasta mineiro incluem fotografias, vídeos e instalações na Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas

Por Admin

12/07/2025 03:31 · Publicado há 1 dia
Categoria: Eventos

Entrar na Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas, a partir desta sexta-feira (11/7), proporciona uma experiência de imersão nas obras do artista plástico e cineasta mineiro Cao Guimarães. A exposição individual "Um grão de domingo" apresenta um recorte de sua produção artística desde a década de 1980 até os dias atuais, marcando seu retorno a Belo Horizonte após 10 anos. A curadoria é assinada por Luisa Duarte e Lucas Alberto.

Contexto da Exposição

As obras, que incluem fotografias, vídeos e instalações, seguem uma narrativa que privilegia o olhar contemplativo. O título da mostra é inspirado no texto homônimo do filósofo Walter Benjamin, que relaciona o domingo a uma suspensão do tempo, permitindo uma percepção mais aguçada do ambiente e das sensações. Segundo Cao, a exposição funciona como uma pausa temporal em um mundo acelerado e hiperconsumista, convidando o visitante a um transe entre a realidade e o sonho.

Obras em Destaque

O primeiro núcleo da mostra explora o universo onírico, com destaque para o vídeo "Hipnose" (2001), as séries fotográficas "Cama para sonhar" e "Sonho de bebê", e a videoinstalação "Guardião do tempo", um dos três trabalhos inéditos da exposição, que retrata um jovem subindo uma escada de forma repetitiva, evocando o mito de Sísifo.

Outras obras inéditas incluem "Rolezinho", que retrata um verme "gusano" que Cao levou para explorar o mundo dos humanos no Uruguai, e "Clinamen", que utiliza imagens de uma barra de gelo derretendo para ilustrar a ideia epicurista de liberdade e acaso no movimento dos átomos.

Série "Gambiarras"

Uma das séries mais chamativas da exposição é "Gambiarras", que mostra soluções criativas e improvisadas encontradas por brasileiros e cubanos para resolver problemas cotidianos, como o uso do bagaço de limão como cinzeiro e o porta-malas de um carro abandonado transformado em armário. Cao destaca que essas criações refletem a realidade de países onde a descartabilidade não é uma opção.

Convite à Reflexão

Com "Um grão de domingo", Cao Guimarães busca desviar o olhar do público para detalhes muitas vezes despercebidos no cotidiano acelerado, como a umidade ao redor de uma folha caída ou as gotas de gelo derretendo. O artista quer que os visitantes encontrem nessa pausa uma oportunidade para contemplar o mundo com mais atenção e sensibilidade.

Informações da Exposição

"Um grão de domingo" é uma exposição individual de Cao Guimarães, disponível a partir de 11 de julho, das 10h às 20h, na Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas, localizada na Rua da Bahia, 2.244, Lourdes, Belo Horizonte. A visitação vai até 29 de setembro, de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingos e feriados, das 11h às 19h. A entrada é gratuita. Para mais informações, o telefone é (31) 3516-1000.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade