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Montadoras anunciam promoções de carros novos neste fim de semana
Novos incentivos fiscais baseados na eficiência energética devem reduzir preços de veículos no Brasil
Os preços dos carros produzidos e vendidos no Brasil podem sofrer redução a partir desta quinta-feira (10), quando o governo planeja anunciar uma nova fase de incentivos relacionados à eficiência energética. Essa iniciativa, prevista no programa Mover (Mobilidade Verde e Sustentabilidade), tem motivado as montadoras a se prepararem para o início de julho com estratégias comerciais e promocionais para o fim de semana.
Preparativos das montadoras
Grupos como Stellantis e Volkswagen têm intensificado reuniões nas últimas semanas para definir ações. Já adaptaram seus veículos às novas diretrizes que possibilitam descontos tributários. Um dos aspectos em discussão é a isenção do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) para carros que cumpram requisitos como baixa emissão de CO2, conteúdo nacional e limites de tamanho e potência. Modelos 1.0 mais acessíveis, produzidos no Brasil, devem ser os que mais se beneficiarão, uma vez que atualmente pagam 5,3% de tributo.
Debates e preferências dos consumidores
Essa proposta gerou discussões no setor. Santiago Chamorro, presidente da General Motors na América do Sul, afirmou: "Há algumas ideias que não consideramos interessantes. Falou-se em deliberar a favor de um carro, digamos, popular, dado pelo seu tamanho, pelo seu motor e por orientações em torno de preço, mas não é isso que o brasileiro quer". Segundo ele, pesquisas da montadora indicam que os consumidores buscam mais itens de conforto, tecnologia e melhor acabamento. A GM lançou recentemente a linha 2026 do compacto Onix, com preço inicial de R$ 102.990.
Modelos populares e vendas para frotistas
Atualmente, os carros zero-quilômetro mais baratos são o Renault Kwid (a partir de R$ 80.690) e o Fiat Mobi (R$ 80.990 na versão Like). Embora suas fabricantes ofereçam descontos, esses modelos são frequentemente vendidos para pessoas jurídicas, principalmente grandes frotistas. Dados da agência Autodata mostram que 94% dos Kwid e Mobi comercializados nos seis primeiros meses de 2025 foram registrados por empresas.
Impacto e regulamentação dos incentivos fiscais
Igor Calvet, presidente da Anfavea (associação das montadoras), informou que 28% dos carros vendidos em junho foram para locadoras, totalizando 56,3 mil unidades. O setor chegou a suspender compras no final do mês aguardando os novos incentivos fiscais. Diferentemente de 2023, quando os créditos tributários visavam reviver carros populares, as medidas atuais não restringem o acesso às locadoras. O programa é focado em eficiência energética e não tem limite para os incentivos, mas terá validade até o fim de 2026, quando uma reforma tributária deverá ser implementada, segundo Calvet.
(EDUARDO SODRÉ)