{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/07/09/1200x720/1_inhotimonicasalmaso-56015505.jpeg?20250709005826?20250709005826
Mônica Salmaso estreia show dedicado a Tom Jobim no Festival Jardim Sonoro em Inhotim
O festival destaca vozes femininas na programação de 11 a 13 de julho, com apresentações de Tetê Espíndola, Luiza Brina, Josyara e outras artistas
Mônica Salmaso vai apresentar no sábado (12/7) um show exclusivo com canções de Tom Jobim no Jardim Sonoro – Festival de Música de Inhotim, que ocorre de 11 a 13 de julho em Brumadinho. "Tom estará junto com a gente e os passarinhos", afirma a cantora.
Inspiração e criação do show
A ideia do espetáculo é recente, tendo sido ensaiado apenas três vezes até o início da semana do evento. Mônica explica que, ao pensar na programação para Inhotim, encontrou um livro de Tom Jobim na casa do violonista João Camarero, que a acompanha no trio junto com o flautista e saxofonista Teco Cardoso. Com o centenário do compositor se aproximando, decidiu montar este tributo.
“Quando o show é baseado em um compositor, a primeira coisa a fazer é repassar, sem conceito e preconceito, toda a obra. Simplesmente olhar as vontades”, comenta Mônica sobre o processo de seleção das músicas, que inclui canções pouco exploradas por ela anteriormente, como “Gabriela”, “O Boto” e “Pato Preto”. Também foram escolhidas músicas mais curtas e recitativas, como a introdução de “O Tempo e o Vento”, posicionada antes de “Correnteza”.
A cantora não deixou de incluir “Luisa” e “Meninos, Eu Vi” (letra de Chico Buarque para o filme “Para Viver um Grande Amor”, de 1983), músicas que interpreta há bastante tempo. Ela ressalta a emoção ao apresentar repertório tão significativo e brasileiro, especialmente em um palco aberto, onde, segundo ela, “Tom estará junto com a gente e os passarinhos”.
Programação e outras atrações do Jardim Sonoro
O Jardim Sonoro contará com dois palcos inéditos para shows em sua edição de 2024: o Desert Park, próximo à obra homônima de Dominique Gonzalez-Foerster, e o Piscina, perto da obra de Jorge Macchi. O festival privilegia vozes femininas, com participações de Tetê Espíndola, Brisa Flow, Luiza Brina, Josyara, Djuena Tikuna e a cantora norte-americana Cécile McLoren Salvant.
As únicas vozes masculinas serão ouvidas na apresentação do Ilê Aiyê, que mescla vocalistas homens e mulheres. Tetê Espíndola fará um passeio por seus 45 anos de carreira no domingo (13/7), interpretando seus grandes sucessos, polcas, guarânias e músicas de Arrigo Barnabé. Ela também incluirá imitações dos sons dos pássaros em sua performance.
Luiza Brina abrirá os shows do sábado (12/7) com um show intimista especialmente criado para o evento, baseado no álbum “Prece” (2024), com canções-orações surgidas a partir de uma crise pessoal de pânico em 2010, que a levou a buscar a música como forma de fé e esperança.
Informações práticas
O Jardim Sonoro acontece de sexta (11/7) a domingo (13/7) em Inhotim, Brumadinho. Os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) e estão disponíveis no site oficial do Inhotim.
Programação resumida:
- Sexta (11/7) às 15h: Djuena Tikuna
- Sábado (12/7) às 11h: Luiza Brina; 13h: Mônica Salmaso; 15h: Cécile McLorin Salvant
- Domingo (13/7) às 11h: Josyara; 13h: Tetê Espíndola; 15h: Ilê Aiyê; 16h: Brisa Flow