{{noticiaAtual.titulo}}

Avião da FAB transporta deportados dos EUA para Confins
Aeronave chegou à Belo Horizonte após voo cancelado devido a problemas técnicos
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na noite deste sábado (25 de janeiro), por volta das 21h10, trazendo brasileiros deportados dos Estados Unidos.
Problemática no Voo
A aeronave estava inicialmente programada para chegar na sexta-feira (24 de janeiro), mas o voo foi cancelado pela Global Crossing Airlines, responsável pela operação, devido a um problema técnico que forçou a aeronave a pousar em Manaus. O governo federal, então, mobilizou um avião da FAB para realizar o trajeto entre Manaus e Confins.
Detalhes da Missão
Os deportados foram transportados pela aeronave KC-30, que pertence ao Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT - Esquadrão Corsário). Essa aeronave é comumente utilizada para missões de ajuda humanitária. Embora ainda não tenha sido divulgado o número exato de deportados, há registros preliminares indicando que podem ser mais de 100 pessoas.
Contexto da Deportação
Este evento marca a primeira deportação de brasileiros durante o novo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas foi parte de um acordo de cooperação estabelecido anteriormente com o ex-presidente Joe Biden. Até o momento, não foram reportadas ocorrências durante o voo até o aeroporto de Confins.