{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/d70fbd8/2147483647/strip/true/crop/799x450+0+0/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2F93%2Fda%2Fcabb6e2d4515a7b28377e3c52eff%2F5463967836
Alonso, do Atlético, revela bastidores de passagem pela Rússia em guerra
Zagueiro paraguaio conta como enfrentou a guerra na Rússia durante suas duas passagens pelo Krasnodar entre 2022 e 2024
Junior Alonso, zagueiro do Atlético Mineiro e ídolo do clube, compartilhou em entrevista à GaloTV detalhes sobre sua experiência jogando na Rússia durante o conflito com a Ucrânia. O defensor paraguaio, que atuou pelo Krasnodar em duas oportunidades entre as temporadas de 2022 e 2024, relatou as dificuldades enfrentadas pelo cenário de guerra, que impactou diretamente sua carreira.
Experiência na Rússia em meio à guerra
Alonso explicou que viver naquele contexto era impossível e que a falta de informações aumentava a tensão. "Eu não estava tranquilo. Não tinha nada (sobre informações de eventuais ataques a Krasnodar). Os russos escondem a informação. Muitas coisas você não sabia. Lá, por exemplo, não se acessava redes sociais. Só com VPN. Era tudo fechado. Tinha que trocar o endereço para acessar as plataformas. Não tinha nenhuma informação do que ocorria", disse.
Nos primeiros meses, Alonso enfrentou dificuldades psicológicas, mas decidiu focar no que podia controlar, como treinos e jogos. "Passei mal no início, mas percebi que se ficasse nervoso não mudaria nada. Fiquei focado no que conseguiria controlar", contou.
Contrato, empréstimo e retorno ao Atlético
Devido à guerra, a FIFA autorizou que jogadores suspendessem seus contratos na Rússia e fossem emprestados. Alonso aproveitou essa oportunidade para voltar ao Atlético, mas precisou retornar ao Krasnodar para cumprir contrato até o fim da temporada. "Fui lá, fiquei um ano e disse ao dono do clube: ‘eu não quero voltar. É impossível, eu quero ir embora’. Fiquei até maio, quando finalizou o campeonato", recordou.
Opinião sobre o futebol russo atualmente
O zagueiro também avaliou o cenário atual do futebol russo, comparando com a época em que Hulk jogou no Zenit. "O futebol russo é mais físico que técnico. Os times de maior orçamento se destacavam na parte técnica, mas comparado à época do Hulk caiu muito. Eles não têm competições internacionais, foram banidos. Os jogadores ganham muito dinheiro, mas não competem", afirmou.
Trajetória no Atlético
Junior Alonso é um dos principais nomes da história recente do Atlético Mineiro. Aos 32 anos, está em sua terceira passagem pelo clube. Entre 2020 e 2021, conquistou títulos importantes como Estaduais, Brasileirão e Copa do Brasil, sendo vendido ao Krasnodar em seguida. Retornou ao Galo por empréstimo em 2022 por conta da guerra e assinou contrato definitivo em 2024.
Até o momento, Alonso soma 190 jogos, três gols, sete assistências e seis títulos oficiais pelo Atlético, incluindo quatro Campeonatos Mineiros. É o terceiro estrangeiro com mais partidas pelo clube, atrás apenas de Héctor Cincunegui e Juan Cazares, e o segundo estrangeiro mais vencedor, atrás de Matías Zaracho e Eduardo Vargas, com sete títulos cada.