{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/342a7a3/2147483647/strip/true/crop/673x379+0+0/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2Fe6%2F41%2F74b26fd34a4ab6fce952b0577add%2Fgaucho.jpg
Renato muda Fluminense para tentar superar Chelsea e alcançar final do Mundial
Com desfalques importantes, técnico Renato Gaúcho ajusta escalação do Fluminense para a semifinal contra o Chelsea no Mundial de Clubes da Fifa
O Fluminense se prepara para sua sexta partida no Mundial de Clubes da Fifa, enfrentando o Chelsea na semifinal, com a necessidade de montar sua sexta escalação diferente na competição. O técnico Renato Gaúcho promove mudanças táticas e lida com ausências importantes, como o zagueiro Freytes e o meia Martinelli, ambos suspensos após acumular cartões amarelos nas quartas de final contra o Al-Hilal.
Suspensões e opções para escalação
Além das suspensões de Freytes e Martinelli, outros jogadores que estavam pendurados, como Nonato, Arias e Keno, terão seus cartões zerados a partir desta fase. Hércules, que entrou no lugar de Martinelli e marcou o gol da classificação, é cotado para iniciar o jogo contra o Chelsea. Renato avalia ainda a possibilidade de escalar Thiago Santos na linha de três zagueiros ou retornar a uma defesa com apenas dois zagueiros, Thiago Silva e Ignácio, o que abriria espaço para Renê ou Fuentes na lateral-esquerda, com tendência para a volta do camisa 6, mais defensivo. Outra vaga poderia surgir no meio-campo ou no ataque, com a possível volta de Canobbio.
Confiança no grupo e mudanças táticas
Renato Gaúcho demonstra confiança no elenco, afirmando: "Não me preocupo. Eles estão bem. Eu confio no grupo. Tanto é que quem entra continua o ritmo de quem saiu. Sempre falo para eles o que disse quando cheguei no Fluminense: ‘Precisa estar preparado, porque a qualquer momento você pode entrar na partida ou começar o jogo’. Ninguém se prepara em três dias. Todo dia eu cobro intensidade nos treinamentos, atenção na hora dos vídeos. Porque depois, um deles estará jogando".
Histórico de mudanças no Mundial
Excetuando a saída de Thiago Silva por desgaste físico e a suspensão de Renê nas quartas, todas as demais alterações do Fluminense no Mundial foram decisões estratégicas do treinador. Entre as principais mudanças, destacam-se as substituições feitas entre jogos contra Borussia Dortmund, Ulsan, Mamelodi Sundowns e Inter de Milão, incluindo a entrada do zagueiro Freytes para enfrentar a Inter, numa estratégia para usar três zagueiros e correspondendo ao esquema do adversário, conforme explicou Renato: "Pensei bem no esquema que iríamos utilizar e, na minha cabeça, o melhor esquema seria o de três zagueiros, para espelhar o time deles".
Próximos desafios no Mundial de Clubes
Fluminense e Chelsea se enfrentam na terça-feira, às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey. O vencedor deste confronto disputará a final contra o vencedor do jogo entre PSG e Real Madrid, marcado para quarta-feira, também às 16h, no mesmo estádio. A decisão do Mundial será no dia 13, às 16h, no MetLife Stadium. O Mundial de Clubes não conta com disputa pelo terceiro lugar.