{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/07/03/1000x1000/1_whatsapp_image_2025_07_03_at_13_02_01__1_-55623264.jpeg?20250703134503?20250703134503
Quatro postos são interditados em Belo Horizonte por adulteração de combustíveis
Procon-MG determina fechamento de estabelecimentos após identificação de solventes em amostras de combustíveis analisadas pela UFMG
Quatro postos de combustíveis da rede Vixx, em Belo Horizonte, foram interditados na manhã desta quinta-feira (3/7) após fiscalização do Procon-MG constatar adulteração nos produtos comercializados. A medida foi tomada após análises laboratoriais confirmarem a presença de solventes nos combustíveis vendidos aos consumidores.
Fiscalização e análise laboratorial
A ação contou com o apoio da Polícia Militar e envolveu a coleta de amostras dos combustíveis, encaminhadas ao Laboratório de Ensaios de Combustíveis da Universidade Federal de Minas Gerais (LEC/UFMG). O laudo apontou vício de qualidade devido à adição de substâncias inadequadas, o que compromete a segurança e a eficiência dos veículos.
Consequências para consumidores e fornecedores
Segundo o Procon-MG, a adulteração de combustíveis é uma infração grave aos direitos do consumidor, podendo causar danos ao motor, perda de desempenho dos veículos, aumento no consumo, maiores custos de manutenção, riscos à segurança e impactos ambientais. Por conta da gravidade, os postos permanecerão fechados até que novos testes de qualidade comprovem a adequação dos produtos às normas vigentes. Os fornecedores têm até dez dias úteis para apresentar defesa.
Posicionamento do setor e próximos passos
O Sindicato de Postos de Combustíveis de MG (Minaspetro) afirmou em nota que "já é sabido que o crime organizado está entranhado no mercado de combustíveis, por isso, o Minaspetro produziu uma campanha que alertou os consumidores sobre fraudes e preços praticados muito abaixo do mercado, que podem significar má qualidade do produto". O sindicato defende ações constantes para combater a irregularidade, que prejudica comerciantes honestos.
Unidades interditadas
Os endereços das unidades interditadas são: Avenida Sebastião de Brito, nº 1037, bairro Dona Clara; Avenida Amazonas, nº 9248, bairro Grajaú; Rua Padre Pedro Pinto, nº 2745, bairro Letícia; Avenida Vilarinho, n° 5100, bairro Mantiqueira. Até o momento, representantes da rede Vixx não se pronunciaram sobre o caso.