{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/05/05/1000x1000/1_pexels_george_dolgikh_551816_2072148-51322361.jpg?20250505165243?20250505165243
O que os consumidores de Belo Horizonte planejam gastar no Dia das Mães?
Pesquisa da CDL/BH revela que 64% dos entrevistados pretendem presentear suas mães nesta data especial.
O comércio varejista de Belo Horizonte está se preparando para um aumento nas vendas em razão do Dia das Mães, que será celebrado no próximo domingo (11/5). Conforme uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), 73,4% dos consumidores que planejam dar presentes pretendem fazer suas compras nos últimos dias.
Motivos para a compra de última hora
Os principais motivos apontados para deixar a compra do presente para a última hora incluem a falta de tempo e o hábito de realizar as compras em cima da hora. Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH, destacou que a disponibilidade financeira é um fator que influencia essa decisão, já que muitos consumidores aguardam o pagamento de salários ou outras fontes de renda antes de efetuarem a compra.
Dados da pesquisa
Dos entrevistados, 64% afirmaram que planejam comprar presentes para o Dia das Mães, o que equivale a seis em cada dez pessoas. O preço médio dos presentes foi estimado em R$ 176,55, com um aumento em relação ao valor de R$ 176,11 do ano passado. A pesquisa também indicou um crescimento no número médio de presentes adquiridos, que atingiu duas unidades, elevando o gasto médio para R$ 353,10.
Categorias de presentes mais populares
As categorias de presentes mais mencionadas pelos consumidores foram roupas (25%), cosméticos (18,8%), calçados (6,3%), flores (6,3%), eletrônicos (5,5%), bolsas/mochilas/malas (3,9%) e eletrodomésticos (3,9%). O presidente da CDL/BH comentou que itens de moda e beleza continuam a ser os mais procurados, sinalizando boas oportunidades para os lojistas desses segmentos.
Preferências de compra
A pesquisa revelou que cerca de 85% dos entrevistados preferem comprar presentes em lojas físicas, enquanto 18,9% optarão pelas compras online. As principais opções de pontos de venda incluem lojas de bairro (34,4%), lojas do Hipercentro (17,2%) e shopping centers (30,3%). A maioria dos consumidores (73,5%) optará pelo pagamento à vista.
Comemorações e gastos
Além dos presentes, a celebração do Dia das Mães geralmente acontece à mesa. O estudo aponta que 44% dos entrevistados pretendem realizar almoços em casa, e apenas 3,5% planejam ir a restaurantes. Para aqueles que desejam realizar algo especial, a média de gastos estimada é de R$ 285,26, com 52,6% indicando que as despesas serão divididas.
Considerações finais
O Dia das Mães é considerado a segunda data mais importante para o comércio, apenas atrás do Natal, devido ao forte apelo emocional que a data representa. Promoções e preços reduzidos são fatores que atraem os consumidores, enquanto preços altos e atendimento precário podem desestimular as compras.