{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/pol%C3%ADtica%20governo-gleisi-hoffmann-1741027417?qlt=90&ts=1741027507187&dpr=off
PT define substituto para Gleisi Hoffmann após Carnaval
Decisão sobre novo presidente do partido será tomada em reunião da Executiva Nacional até 7 de março.
BRASÍLIA - A Executiva Nacional do PT tomará uma decisão depois do Carnaval sobre quem irá assumir a presidência nacional do partido, em um mandato-tampão de quatro meses. A reunião está prevista para ocorrer até a sexta-feira (7) desta semana.
Nova Ministra
Gleisi Hoffmann foi anunciada na última sexta-feira (28) como a nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais (STF), responsável pela articulação política do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o Congresso Nacional. Para assumir essa nova função, ela terá que se afastar do comando do partido, conforme orientações da Comissão de Ética da Presidência.
Possíveis Candidatos
Dois nomes estão sendo considerados para o mandato-tampão: José Guimarães, líder do governo na Câmara dos Deputados, e Humberto Costa, senador por Pernambuco. Ambos são líderes em seus respectivos diretórios estaduais do PT e precisarão deixar suas funções atuais se forem escolhidos.
Próximas Eleições
O novo presidente escolhido ficará no cargo até as eleições diretas marcadas para julho, quando o ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, é considerado o favorito na disputa. Ele conta com o apoio de Lula e já está fazendo campanha, buscando apoio da militância e de outros membros do partido. O grupo liderado por Gleisi expressa preocupação sobre a possibilidade de perder espaço partidário se Edinho for eleito.