{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/02/24/520x405/1_paulo_gonet_3_990x557-47067965.jpg?20250224041426?20250224041426
Gonet, responsável por denúncias contra Bolsonaro, também complica a vida de Alckmin e Dirceu
Paulo Gonet, chefe da PGR, recorreu de decisões do STF que favoreceram os políticos com arquivamento e anulação de processos.
Paulo Gonet, que fez uma denúncia severa contra Jair Bolsonaro e mais 33 indivíduos por uma suposta trama golpista, não é apenas uma pedra no sapato do ex-presidente. Dois aliados de destaque do presidente Lula, Geraldo Alckmin e José Dirceu, também foram alvo de recentes manifestações do chefe da PGR.
Recursos Legais
Gonet está tentando reverter decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) que resultaram em arquivamentos e anulações de processos em favor de Alckmin e Dirceu. No caso do vice-presidente Alckmin, Gonet recorreu da decisão do ministro Dias Toffoli, que determinou o arquivamento de uma ação de improbidade administrativa na Justiça de São Paulo, relacionada a alegações de repasses ilegais da Odebrecht durante a eleição de 2014. O PGR deseja que o processo contra Alckmin continue a tramitar.
A Situação de Dirceu
Em relação a José Dirceu, que recentemente ofereceu conselhos ao presidente Lula, Gonet questionou a decisão do ministro Gilmar Mendes, que anulou todas as condenações do ex-ministro na Operação Lava Jato. Mendes argumentou que o ex-juiz Sérgio Moro agiu de maneira tendenciosa em relação a Dirceu, mas o PGR discorda dessa avaliação.
Próximos Passos
Conforme relatado na coluna, o recurso de Gonet que envolve Alckmin será novamente discutido na Segunda Turma do STF nesta semana. Por outro lado, o recurso relacionado a Dirceu ainda não tem uma data definida para julgamento.