Escolha de Zema por Aro é resposta a Tadeuzinho
Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/pol%C3%ADtica-almg-assembleia-romeu_zema-1739483413?qlt=90&ts=1739483609708&dpr=off

Escolha de Zema por Aro é resposta a Tadeuzinho

Indicação de Marcelo Aro para a Secretaria de Governo reflete tensões na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Por Admin

14/02/2025 01:17 · Publicado há 3 mêses
Categoria: Política

A escolha do governador Romeu Zema (Novo) pelo ex-deputado federal Marcelo Aro (PP) para a Secretaria de Governo é uma resposta ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Leite (MDB), conhecido como Tadeuzinho. A nova formação dos assentos nas principais comissões permanentes, promovida por Tadeuzinho, gerou descontentamento no Palácio Tiradentes.

Comissões e Poder

Embora a redistribuição tenha mantido quatro dos sete assentos com os blocos de apoio a Zema, como o “Minas em Frente” e o “Avança Minas”, o governo acredita que não tem mais a maioria nas comissões de Constituição e Justiça e de Administração Pública, já que seus presidentes pertencem ao círculo próximo de Tadeuzinho. A Comissão de Constituição e Justiça, por exemplo, será presidida por Doorgal Andrada (PRD), e a composição atual sugere que a maioria poderá ser perdida, uma vez que três dos seis assentos restantes são ocupados por partidos da oposição, como PT, Rede e PL.

A Resposta do Governo

A escolha por Aro, anunciada no dia 12 de fevereiro, parece ser uma estratégia do governo Zema para contra-atacar o fortalecimento da influência de Tadeuzinho na ALMG. Aro é visto como um perfil oposto ao antecessor Gustavo Valadares, que ocupava a secretaria como um gesto de aproximação com a ALMG.

Relacionamento em Jogo

Apesar das mudanças e das tensões, há uma expectativa de que Adalclever Lopes (PSD), que presidirá a Comissão de Administração Pública, se alinhe ao governo, dada sua necessidade de apoio do Palácio Tiradentes para consolidar suas bases eleitorais em busca de reeleição. Aro e Tadeuzinho, embora em lados opostos da disputa política, têm mantido um relacionamento cordial, com Aro já convidando Tadeuzinho para um almoço logo após sua nomeação.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade