{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/politica/governo/2022/5/politica-ministerio-da-infraestrutura-privatizacao-privatizacao-dos-aeroportos-concessao-dos-aeroportos-congonhas-santos-dumont-altamira-uberaba-uberlandia-aeroporto-de-congonh
Incidente com pássaro atrasa pouso de avião em Congonhas
Aeronave colidiu com ave, resultando em atrasos nas operações do aeroporto.
Um incidente aéreo ocorreu no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (13/02), causando atrasos no pouso de pelo menos um avião. De acordo com relatos de passageiros, a aeronave colidiu com um pássaro.
Detalhes do Incidente
Uma passageira que estava em um voo vindo de Belo Horizonte para Congonhas informou que o piloto anunciou que não seria possível pousar devido a um acidente envolvendo outro avião. A situação se normalizou por volta das 10h16, quando a pista foi liberada.
Posicionamento do Aeroporto
Questionada sobre o ocorrido, a administração do aeroporto de Congonhas não forneceu mais informações, mas confirmou que as operações de decolagens e pousos estavam normais por volta das 10h30.
Impacto das Colisões com Pássaros
Colisões com aves são relativamente comuns na aviação e, em geral, não causam grandes problemas. O piloto e especialista em aviação, Wagner Cláudio Teixeira, ressaltou a importância de medidas preventivas, como o uso de falcões para afastar pássaros menores, uma técnica utilizada no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins.
Procedimentos Após o Impacto
Os procedimentos a serem seguidos após um impacto dependem da extensão dos danos. Se a colisão ocorrer na asa, o dano costuma ser mínimo, permitindo que a aeronave continue seu pouso. No entanto, se o impacto atingir o motor ou o para-brisa, pode ser necessário reduzir a velocidade e tomar outras medidas corretivas, conforme explica o especialista.