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Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/minas-sa/2024/4/minas-sa-grupo-carbel-venda-de-carros-carros-novos-carros-usados-1714192404.jpeg
Venda de veículos automotores registra aumento de 6% em janeiro
Níveis de venda retornam ao que eram antes da pandemia, com crescimento na produção e exportações.
A quantidade de veículos automotores (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) vendidos em janeiro de 2025 no Brasil foi de 171,2 mil unidades, apresentando um aumento de 6% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Este é o terceiro ano consecutivo em que as vendas em janeiro crescem, retornando aos níveis pré-pandemia da covid-19.
Dados da Anfavea
As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (10) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A produção de veículos automotores também teve um crescimento significativo, totalizando 175,5 mil unidades, o que representa um aumento de 15,1% em relação a janeiro de 2024.
Exportações e Importações
De acordo com a Anfavea, o aumento na produção está vinculado ao crescimento das exportações, que alcançaram 28,7 mil unidades em janeiro, um impressionante salto de 52,3% em comparação ao mesmo mês do ano passado. As importações, por sua vez, chegaram a 39,3 mil unidades, com um aumento de 24,8% em relação a janeiro de 2024.
Crescimento das Vendas de Importados
A participação das vendas de veículos importados também apresentou uma tendência de alta: 14,3% em 2022 e 2023, 19,5% em 2024 e agora 23% em 2025.
Aumento de Custos
Márcio de Lima e Leite, presidente da Anfavea, comentou que a taxa de juros elevada e a alta no preço do dólar, observadas no final de 2024, tendem a impactar os custos de produção dos veículos. Entretanto, ele destacou que a forma como esses custos serão repassados ao consumidor final dependerá da estratégia comercial de cada fabricante. “Sem dúvida, as empresas tiveram um aumento de custos de produção nesses últimos dois meses. Tivemos aumento do preço em si impactado por juros, impactado por câmbio. É uma indústria que teve um aumento de custo na sua produção. Mas se isso vai ser repassado, aí cada montadora, cada fabricante, cada marca tem a sua estratégia de mercado”, enfatizou.