{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://www.em.com.br/static/placeholder.png
Tarifa ao aço do Brasil pode impactar setor de carvão nos EUA
Brasil é um principal importador de carvão metalúrgico dos Estados Unidos, usado na produção de aço.
BRASÍLIA, DF (TV Sim Brasil) - A nova sobretaxa proposta pelo presidente Donald Trump sobre as importações de aço está prevista para ter um efeito inesperado no mercado de carvão nos Estados Unidos. Essa medida poderá reduzir a quantidade de carvão metalúrgico que o Brasil compra, afetando assim os produtores americanos deste insumo.
Interdependência entre os setores
O Brasil é um dos maiores compradores do carvão metalúrgico americano, utilizado na fabricação de aço que posteriormente é vendido nos Estados Unidos. Quando Trump estabeleceu uma taxa de 25% sobre a importação de aço em seu primeiro mandato, surgiram preocupações de que isso prejudicaria a indústria de carvão nos EUA, uma vez que a produção de aço americana depende fortemente desse insumo.
Impactos econômicos
O impacto econômico da tarifa é significativo, tendo em vista que no último ano o Brasil gastou cerca de US$ 1,4 bilhão em carvão metalúrgico dos EUA e, nos últimos cinco anos, mais de US$ 6,2 bilhões. A avaliação de um membro do governo brasileiro é que uma diminuição nas exportações de aço para os EUA também implicaria em uma redução nas compras de carvão norte-americano.
Reação do governo brasileiro
Autoridades do governo Lula estão cautelosas quanto à reação do Brasil frente a essa nova medida comercial. O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, expressou a necessidade de esperar por um anúncio mais claro sobre as tarifas antes de tomar qualquer posição. "Só posso conversar sobre coisas concretas", disse Vieira.