{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/cidades/2024/6/12/cidades-grades-invisíveis-apac-poemas-1718154382.jpg
Ajude na reintegração de detentos: Apacs de Minas Gerais estão recrutando voluntários
Inscrições abertas para qualquer pessoa maior de 18 anos que queira ser um agente transformador
Pessoas que desejam contribuir para a reintegração de detentos das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) podem se inscrever como voluntárias nas instituições de Minas Gerais. As inscrições são feitas online, pelo site apacs.org.br/cursovoluntarios/. Qualquer pessoa com mais de 18 anos e que se identifica como um "agente transformador" pode participar do programa. Os inscritos participarão de um curso em que serão acolhidos por seus talentos e habilidades – a profissão do interessado não é um critério para o processo.
Capacitação dos Voluntários
O curso é presencial e tem o objetivo de capacitar os voluntários para atuar de forma eficiente nas APACs, compreendendo os princípios e objetivos do método. "A participação ativa da comunidade é um dos pilares que sustentam toda a nossa metodologia. Por isso, o voluntário é uma peça-chave no método APAC. Eles são agentes transformadores que ajudam a reescrever a história de pessoas que, muitas vezes, foram excluídas da sociedade", afirma Tatiana Faria, diretora-geral da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).
Impacto Social
Segundo Tatiana, apoiar a reintegração de detentos contribui para a redução da reincidência criminal e gera uma transformação real nas comunidades próximas às APACs. As famílias também se beneficiam dos projetos sociais realizados pelos recuperandos, como limpeza urbana, doação de alimentos e prestação de serviços à população carente.
Sobre as Apacs
As APACs são instituições voltadas para a recuperação de pessoas condenadas, com foco na reintegração social em um ambiente humanizado. A gestão é feita pela sociedade, promovendo a participação comunitária na execução penal. Criado com base em 12 elementos fundamentais, o método APAC busca oferecer um tratamento integral ao recuperando, com atividades voltadas para religião, educação, trabalho e apoio psicológico e social. Desde sua implementação em 1972, o modelo tem alcançado resultados, com taxas de reincidência inferiores a 14% — bem abaixo dos cerca de 80% registrados no sistema prisional convencional — além de custos significativamente menores para o Estado.
Localização das Apacs em Minas Gerais
As cidades de Minas Gerais que possuem APACs incluem: Alfenas, Almenara, Araxá, Arcos, Belo Horizonte, Betim, Campo Belo, Caratinga, Conceição das Alagoas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Frutal, Governador Valadares, Guanhães, Inhapim, Itabira, Itabirito, Itaúna, Ituiutaba, Januária, Lagoa da Prata, Manhuaçu, Manhumirim, Nepomuceno, Nova Lima, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Patrocínio, Pedra Azul, Perdões, Pirapora, Pouso Alegre, Rio Piracicaba, Salinas, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santa Maria do Suaçui, São João del Rei, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Varginha, Viçosa e Visconde do Rio Branco.