{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/politica/governo/2024/4/politica-o-tempo-brasilia-brasilia-mec-ministerio-da-educacao-camilo-santana-transporte-escolar-1714190147.jpeg
Ministério da Educação anuncia reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores
Novo valor do piso salarial chega a R$ 4.867,77 e supera a inflação do último ano
BRASÍLIA - O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira (31) a portaria que institui um reajuste de 6,27% para o piso salarial dos professores. Com isso, o valor mínimo para o exercício de 2025 será de R$ 4.867,77, válido para os profissionais da rede pública com jornada de 40 horas semanais.
Valorização dos Professores
“Valorização dos nossos professores!”, publicou o ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais na noite da última quarta-feira (30). O aumento concedido supera a inflação acumulada do último ano, que foi de 4,83% segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Cálculo do Reajuste
O reajuste de 6,27% foi calculado com base no crescimento do Valor Anual Mínimo por Aluno (VAF mínimo), publicado pelo Fundeb, o fundo que fomenta a educação básica no país. Os salários dos professores são pagos por Estados e municípios a partir de recursos do Fundeb e de complementações da União.
Próximos Passos
Assim, o novo valor deve ser oficializado por cada uma das redes estadual e municipal de ensino para ser repassado aos profissionais.