{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/9ec6821/2147483647/strip/true/crop/1600x840+0+0/resize/1200x630!/format/webp/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2F8b%2Fe2%2Fdaccbd234aefbf54d4b569cdee6a
Corinthians: Dorival Júnior defende uso de reservas e comenta ausência de reforços
Técnico destaca prioridade para a Copa do Brasil e confia na recuperação do elenco mesmo sem contratações recentes
O técnico Dorival Júnior, do Corinthians, justificou o uso de jogadores reservas no empate por 1 a 1 contra o Fortaleza, em jogo realizado neste domingo (3), na Neo Química Arena, São Paulo. Além disso, se posicionou sobre a falta de reforços na atual janela de transferências.
Prioridade para Copa do Brasil e escalação
Assim como no empate contra o Botafogo, Dorival optou por um time formado majoritariamente por reservas, visando preservar os principais jogadores para a eliminatória contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil. Na partida contra o Fortaleza, apenas Hugo Souza e André Ramalho, entre os titulares habituais, foram escalados desde o início. No intervalo, com o time perdendo por 1 a 0, entraram Matheuzinho, Rodrigo Garro, Memphis Depay e Yuri Alberto.
O treinador explicou a decisão: "Manteria essas decisões (de poupar), foram as corretas. Isso vocês podem ter certeza. Há uma diferença muito grande entre um atleta se desgastar por 70, 80 minutos, e atuar apenas 45. Tivemos apenas uma desatenção no primeiro tempo, que nos custou a construção de um resultado. Dominamos a partida na maior parte do tempo, mas, infelizmente, o resultado não foi o que esperávamos. Fomos penalizados pela desatenção e pagamos um preço alto ao longo dos 90 minutos".
Ausência de reforços e confiança no elenco atual
Questionado sobre a pouca movimentação do clube no mercado, Dorival reconheceu o esforço da diretoria e reafirmou a confiança no elenco que possui. Ele enfatizou o fato de agora contar com os principais jogadores de ataque, como Rodrigo Garro, Memphis Depay e Yuri Alberto.
"Nós temos uma equipe competitiva, sim, desde que todos estejam em campo. Temos dificuldades em algumas posições, reconheço. Mas não tivemos essa equipe completa nas partidas anteriores. Estamos com um número de pontos abaixo do que almejávamos justamente pelo baixo aproveitamento desses atletas ao mesmo tempo. Há três rodadas, esses jogadores voltaram a estar à disposição, e estamos trabalhando para que atinjam suas melhores condições e possamos evoluir a cada partida. Buscamos uma montagem que mantenha a regularidade nos dois tempos. Sinto que ainda enfrentamos algumas dificuldades, o que é normal. Mas também sinto que essa equipe vai crescer. Confiamos que esses jogadores reencontrarão sua melhor forma, até porque já viveram isso e fizeram campanhas superiores. A dificuldade é grande, muito por conta desse problema de tantos desfalques", afirmou.
Sobre a carência de reforços, ele acrescentou: "Eu trabalho com o grupo que tenho e valorizo os jogadores que aqui estão. Fabinho (executivo de futebol) está trabalhando para trazer reforços, e sei das nossas limitações. Não adianta me desesperar. Sei o que poderíamos fazer com um elenco mais encorpado. Perdemos o Yuri, e a característica dele é fundamental para nossa equipe. Não temos outro jogador com esse perfil. Em algumas funções, realmente precisamos de mais peças. Vamos contar com isso quando o clube puder proporcionar. Até lá, vou tirar o máximo dos que estão aqui. As oportunidades estão sendo dadas, e cada um vai mostrar seu valor".
Detalhes da partida contra o Fortaleza
Corinthians e Fortaleza empataram em 1 a 1 pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Fortaleza abriu o placar logo no início com Breno Lopes, após falha na defesa corintiana. Mesmo com a entrada de titulares no segundo tempo, o Corinthians demorou a superar o bloqueio do adversário. A igualdade veio nos acréscimos, com gol de Carrillo.
O time do Corinthians, focado na Copa do Brasil, chegou ao seu quarto jogo consecutivo sem vitória no Brasileiro. Já o Fortaleza, que recentemente passou a ser comandado por Renato Paiva, está com apenas uma vitória nos últimos nove jogos da competição e desperdiçou a chance de vencer o Corinthians em São Paulo pela primeira vez.
Com o empate, o Corinthians subiu para a 10ª colocação no Campeonato Brasileiro, com 22 pontos, enquanto o Fortaleza permanece na 18ª posição, com 18 pontos.
Próximos jogos
O Corinthians volta a campo na quarta-feira (6) para enfrentar o Palmeiras, no Allianz Parque, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. No Brasileirão, o próximo adversário será o Juventude, fora de casa, na segunda-feira (11).