{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/sports/futebol-nacional/2025/7/presidente-da-cbf-confirma-impedimento-semiautomatico-no-brasileirao-2026.jpeg
Presidente da CBF confirma implementação do impedimento semiautomático no Brasileirão 2026
Samir Xaud anuncia que a CBF assumirá os custos da tecnologia que será usada nas Séries A e B
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, confirmou que o sistema de impedimento semiautomático será adotado nos Campeonatos Brasileiros de 2026. A novidade foi anunciada um dia após a Comissão Nacional de Clubes (CNC) ser informada oficialmente pela Comissão de Arbitragem da entidade.
Custos e adaptações
Segundo Samir, alguns estádios precisarão passar por adaptações para a instalação da nova tecnologia. Apesar disso, a CBF se responsabilizará integralmente pelos custos envolvidos. "Alguns estádios necessitarão passar por algumas adaptações para receber (o impedimento semiautomático). É um custo, e por isso estamos fazendo um estudo em relação a isso. A CBF vai arcar com essa tecnologia. Acreditamos, sim, que ano que vem estaremos com o impedimento semiautomático nos Campeonatos Brasileiros", afirmou o presidente.
Objetivo e escolha do sistema
A intenção é que o sistema seja utilizado tanto na Série A quanto na Série B do Brasileirão. A CBF ainda avalia qual dos modelos disponíveis no mercado será o mais adequado para o futebol brasileiro. "Estamos em estudo para ver qual ferramenta é a melhor e iremos usar para o ano que vem. Isso está dentro do processo de melhoria da arbitragem brasileira. Uma das coisas é a questão da modernização. A educação continuada também é um dos pilares que estamos dando ênfase na arbitragem", explicou Samir.
Treinamento dos árbitros
Enquanto a implantação do impedimento semiautomático é preparada, a Comissão de Arbitragem da CBF promove uma nova etapa de treinamentos para os árbitros que atuam no Brasileirão 2025. Aproximadamente 70 profissionais, entre árbitros de campo, assistentes e operadores de VAR, participam de atividades práticas e teóricas no Rio de Janeiro. Esses treinamentos ocorrem periodicamente durante o segundo semestre, com o objetivo de aprimorar o nível técnico da arbitragem.
Iniciativas para melhorar a arbitragem
Além da modernização com tecnologia, a CBF tem investido em educação continuada dos árbitros, com programas como o "Arbitragem sem Fronteiras", que busca levar conhecimento a todas as regiões do país para nivelar a capacitação dos profissionais.