{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/super-noticia/esportes/cruzeiro/2025/7/matheus-henrique-comemora-um-ano-de-cruzeiro-e-faz-agradecimentos.jpeg
Leonardo Jardim pede cautela no retorno de Matheus Henrique ao Cruzeiro
Volante retorna após mais de 100 dias de lesão, mas técnico ressalta necessidade de readaptação gradual em meio à maratona de jogos
Após ficar mais de 100 dias afastado dos gramados devido a uma lesão no ligamento do menisco do joelho direito, o volante Matheus Henrique voltou a jogar pelo Cruzeiro. Sua reestreia aconteceu no segundo tempo da partida contra o Ceará, que terminou com derrota por 2 a 1, válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Recuperação e contexto da volta
Matheus Henrique se lesionou no dia 9 de abril durante o confronto com o Mushuc Runa, pela Copa Sul-Americana. O retorno do jogador ocorre em um momento em que o Cruzeiro começa a enfrentar desgaste físico devido à sequência de jogos e precisa fazer rodízio no elenco. No último jogo, por exemplo, Christian foi poupado para evitar risco de lesão, e Eduardo entrou como quarta opção no meio-campo.
Posição do técnico Leonardo Jardim
O treinador Leonardo Jardim destaca que Matheus Henrique ainda não está totalmente recuperado e alerta para a necessidade de um retorno gradual. "O Matheus é um jogador importante para nós, mas com certeza, com esta maratona de jogos de três em três dias, não há muito tempo para treinar. A gente verificou que hoje (domingo, 27) ele entrou e o ritmo estava diferente do que ele realmente faz. Mas temos que gerir desta forma, aos poucos, dando alguns minutos. Quando houve a parada, ele ainda não estava recuperado e não pôde fazer aqueles 20 dias de treino para ter outra capacidade", explicou o técnico.
Expectativas para os próximos meses
Leonardo Jardim pretende usar o mês de agosto, que tem um calendário com menos jogos, para aumentar o ritmo de treinos e preparar melhor Matheus Henrique para sua plena recuperação física. "Agora vamos tentar gerir desta forma, com treinos e algumas entradas. E penso que a partir de agosto vai ter mais espaço entre os jogos, mais treinos, para fazer o que é importante para ele", afirmou.
Concorrência no meio-campo do Cruzeiro
No elenco celeste, os jogadores que mais se assemelham à função de Matheus Henrique são Lucas Silva e Christian, que atuam na mesma posição. Conforme análise dos comentaristas do TV Sim Brasil, Lucas Silva seria o provável substituído caso Matheus volte a apresentar o desempenho que tinha antes da lesão, devido à sua função tática. Por outro lado, Christian é considerado o meia com estilo de jogo mais próximo ao de Matheus Henrique.
A comentarista Dimara Oliveira ressaltou que o técnico Jardim costuma escalar os jogadores de forma versátil e não descarta a possibilidade de os três—Lucas Silva, Christian e Matheus Henrique—atuarem juntos, dependendo das funções específicas em campo. "O Lucas Silva e o Romero são os volantes da confiança do Jardim, ele já deixou muito claro. Lucas Silva é o capitão da equipe. Mas o Jardim por característica, às vezes faz com que o jogador atue em várias funções em campo. Às vezes pensamos que Lucas, Christian e Matheus não vão jogar juntos, mas vão, porque depende da função que ele for fazer em campo", ponderou.