{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/brasil/2025/3/24/brasil-policia_federal-trafico_humano-1742861532.jpg
Bebê vítima de tráfico humano é repatriada de Portugal pela Polícia Federal
A criança foi levada para a Europa ainda recém-nascida e retornou ao Brasil após investigação conjunta entre Brasil e Portugal
Uma bebê brasileira, que foi retirada do país ainda recém-nascida no final de 2023, foi trazida de volta ao Brasil pela Polícia Federal nesta segunda-feira (24). O resgate e a repatriação da criança, que hoje tem 1 ano e 4 meses, foram possíveis graças a uma investigação em parceria com a Polícia Judiciária de Portugal.
Investigação e resgate
A menina foi vítima de um esquema de tráfico internacional de pessoas, conforme informou a Polícia Federal. Ela teria sido levada para a Europa por um empresário português, mas foi localizada rapidamente pela polícia portuguesa. Apesar da apresentação de documentos falsos que indicavam outra nacionalidade, as autoridades verificaram que a bebê nasceu no Brasil, o que possibilitou o início do processo de repatriação.
Acolhimento e repatriação
Para minimizar os impactos da mudança na vida da criança, a família que a acolheu em Portugal durante as investigações manteve contato com as pessoas responsáveis por recebê-la em uma cidade no interior de São Paulo. O processo de repatriação seguiu o Protocolo de Palermo, tratado internacional de 2004 que combate o tráfico internacional de pessoas.
Importância da cooperação internacional
A Polícia Federal destacou que "o retorno deste bebê ao Brasil simboliza não apenas o sucesso da cooperação entre os órgãos envolvidos, mas também a esperança renovada de um futuro seguro e protegido, com a crença de um recomeço de uma nova história com acolhimento e reconstrução".