{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/41be842/2147483647/strip/true/crop/799x450+0+0/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2Ffa%2Fa0%2F9f38bae2474cb2297761c4a2f5ff%2F5467756323
Everson brilha, Atlético vence Bucaramanga nos pênaltis e avança na Sul-Americana
Na Arena MRV, apesar da derrota no tempo normal, o Atlético garantiu classificação nas penalidades, com destaque para o goleiro Everson.
Foi um confronto cheio de emoções na Arena MRV. Na noite de quinta-feira (24), o Atlético perdeu por 1 a 0 para o Bucaramanga, da Colômbia, mas garantiu a classificação para a próxima fase da Copa Sul-Americana após vencer nos pênaltis, graças à atuação decisiva do goleiro Everson. O arqueiro defendeu duas cobranças e marcou o pênalti que assegurou a vaga do Galo.
Detalhes da partida
O jogo, que contou com vaias e protestos da torcida, mudou de tom aos 44 minutos do primeiro tempo, quando Mena marcou o gol para os visitantes. Apesar disso, o Atlético teve sua chance de avançar graças à vitória no confronto anterior na Colômbia pelo mesmo placar, levando a decisão para as penalidades máximas.
Próximos desafios
Com a classificação, o Atlético receberá um prêmio de US$ 500 mil (aproximadamente R$ 3,3 milhões). Nas oitavas de final, o adversário será o Godoy Cruz, da Argentina. Antes disso, o clube foca no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, com um jogo importante contra o Flamengo no Maracanã, marcado para domingo (27), às 20h30 (horário de Brasília).
Escalação e mudanças
Uma surpresa na escalação do Atlético foi a presença do argentino Fausto Vera, substituindo Alan Franco, que estava suspenso. Caio entrou para suprir a ausência do lesionado Guilherme Arana, e Dudu substituiu Gabriel Menino no ataque, que contou ainda com Rony e Hulk.
Ambiente tenso com a torcida
Antes do início da partida, os jogadores Igor Gomes, Gustavo Scarpa e Rony foram alvo de críticas e xingamentos por parte da torcida, motivados por notificações feitas ao clube em relação a atrasos salariais e outras pendências financeiras. Durante o jogo, esses atletas continuaram sendo vaiados sempre que tinham a posse da bola.
Oportunidades no jogo
O primeiro tempo teve boas chances para o Atlético, com Hulk desperdiçando uma chance aos 13 minutos, e Scarpa criando oportunidades aos 31 e 36 minutos, inclusive obrigando uma grande defesa do goleiro adversário. O Bucaramanga, apesar de tentar ser veloz, só conseguiu marcar aos 44 minutos do primeiro tempo, com gol de falta de Mena.
Segundo tempo e penalidades
Na etapa complementar, o Atlético tentou o empate, com destaque para chances de Dudu que quase marcou aos 10 e 15 minutos, e Júnior Alonso, que acertou o travessão aos 23 minutos. Hulk também tentou um chute por cobertura, mas o goleiro Quintana conseguiu defender.
Com o empate no placar agregado, a decisão foi para os pênaltis. Pelo Atlético, Hulk, Gabriel Menino e Everson converteram suas cobranças, enquanto Scarpa e Bernard desperdiçaram. Pelo Bucaramanga, Chávez marcou, mas Henao, Zárate e Mena falharam, garantindo a classificação do Galo.
Ficha técnica
Atlético: Everson; Natanael, Lyanco, Júnior Alonso e Caio (João Marcelo); Fausto Vera, Igor Gomes (Cuello) e Gustavo Scarpa; Dudu (Bernard), Rony (Júnior Santos) e Hulk. Técnico: Cuca.
Bucaramanga: Quintana; Alba (Gutiérrez), Jeferson Mena, Carlos Henao e Freddy (Garcia); Fabri Castro, Aldair Zárate e Fabián Sambueza (Chávez); Gil (Vázquez), Kevin Londoño (Romaña) e Luciano Pons. Técnico: Leonel Álvarez.
Gol: Jeferson Mena, aos 44 minutos do primeiro tempo, para o Bucaramanga.
Cartões amarelos: Caio, Hulk, Alonso, Vitor Hugo, Fausto Vera (CAM); Sambueza, Alba, Zárate (BUC).
Local e data: 24 de julho de 2025, às 21h30 (horário de Brasília), Arena MRV, Belo Horizonte.
Árbitro: Alexis Herrera (VEN). Auxiliares: Lubin Torrealba (VEN) e Alberto Ponte (VEN). VAR: Angel Arteaga (VEN).