{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Descendentes de Vinicius, Affonso Romano e Drummond farão leituras em museu no Rio
Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/07/22/1200x720/1_vinicius_de_moraes_carlos_drummond_de_andrade_e_affonso_romano_de_santanna_990x557-57106621.jpg?20250722120737?20250722120737

Descendentes de Vinicius, Affonso Romano e Drummond farão leituras em museu no Rio

Familiares dos poetas brasileiros participarão de evento no Museu do Amanhã com leituras e debates inspirados nas obras dos escritores

Por Admin

24/07/2025 14:30 · Publicado há 1 dia
Categoria: Eventos

Os familiares de três grandes poetas brasileiros serão os responsáveis por realizar leituras em voz alta dos poemas que inspiram as conversas do projeto “Sempre um papo – palavra acesa”, que terá sua estreia no dia 29 de julho no Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro.

Programação e participantes

Na estreia do projeto, Georgiana de Moraes, filha de Vinicius de Moraes, fará a leitura do “Soneto de fidelidade”, eternizado pelo verso “Que seja infinito enquanto dure”. No segundo encontro, marcado para o dia 20 de agosto, a artista Alessandra Colasanti, filha dos escritores Affonso Romano de Sant’Anna e Marina Colasanti, abrirá o evento com a recitação do poema “Que país é este?”, um dos textos mais conhecidos de seu pai. Para finalizar a programação, no dia 30 de setembro, Pedro Drummond, neto de Carlos Drummond de Andrade, fará a leitura do poema “No meio do caminho”, célebre pelo uso repetido da pedra como obstáculo e metáfora.

Objetivo do projeto

O projeto “Palavra acesa” propõe unir literatura e reflexão, promovendo diálogos entre escritores, artistas e o público a partir de poemas que atravessam gerações. A iniciativa é uma realização do jornalista Afonso Borges, da Associação Cultural Sempre um Papo, em parceria com a AB Comunicação e Cultura, com apresentação do Ministério da Cultura, Prefeitura do Rio e Museu do Amanhã. A entrada para os eventos é gratuita, com retirada de senha uma hora antes de cada sessão.

Debates e convidados especiais

Na estreia, além da leitura de Georgiana de Moraes, o poema de Vinicius será tema de debate entre a escritora Eliana Alves Cruz e o poeta Fabrício Carpinejar, com mediação de Afonso Borges. O encontro usará a poesia como ponto de partida para reflexões sobre amor, memória, transformação e sociedade.

No segundo encontro, a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, e o cantor e compositor Chico César discutirão os sentidos e provocações do poema de Affonso Romano de Sant’Anna.

Encerrando a primeira temporada, os escritores José Miguel Wisnik e Flávia Oliveira abordarão a atualidade dos versos de Carlos Drummond de Andrade.

Significado e legado

O projeto busca despertar novos olhares para textos que permanecem vivos no imaginário brasileiro, reafirmando a poesia como um instrumento de diálogo com o presente e com as questões contemporâneas da sociedade.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade