{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/brasil-guarulhos-sao_paulo-mapa-1738239353?qlt=90&ts=1738239441695&dpr=off
Apreensão de Mala com Cabeça de Cachorro e Restos de Animais no Aeroporto de Guarulhos
Encomenda vinda da Nigéria continha diversos animais mortos, incluindo ratos e morcegos.
Nesta semana, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu uma mala contendo restos de animais mortos no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A bagagem, que veio da Nigéria, chamou a atenção dos agentes durante o procedimento de raio-X, onde foi identificado material orgânico.
Conteúdo da Mala
Ao abrir a mala, os agentes encontraram uma diversidade de animais mortos, incluindo ratos empalhados, morcegos, camaleões, cabeças de cobra, bagres secos e uma cabeça decapitada de cachorro, além de numerosas larvas. A mala pertencia a uma pessoa que aguardava do lado de fora da área de fiscalização.
Consequências e Normas de Segurança
Todo o material apreendido foi enviado para incineração. Segundo o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), não é incomum a detecção de restos orgânicos e animais silvestres nas bagagens que chegam ao Brasil. Esse tipo de transporte é restrito, pois sem o tratamento adequado e a certificação, pode representar um risco à saúde pública ao introduzir doenças e pragas no país.