{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/07/08/1200x720/1_wmc4festivais-56014338.jpg?20250709015914?20250709015914
Festivais de inverno resistem em Minas Gerais
Mesmo sem o apoio financeiro do passado, os tradicionais eventos culturais em julho continuam sendo realizados em cidades como Belo Horizonte, Itabira, Ouro Preto e Sabará.
Os festivais de inverno em Minas Gerais, que começaram em 1967 com um encontro cultural realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Ouro Preto, continuam firmes apesar da ausência do apoio financeiro que já tiveram no passado. Esses eventos culturais, realizados em várias cidades do estado, mantêm viva a tradição e promovem uma programação diversa que inclui debates, seminários, oficinas, e apresentações artísticas.
Histórico e importância dos festivais
A tradição dos festivais de inverno se espalhou pelo estado com eventos iniciados em cidades como Sabará, que realizou sua primeira edição em 1969, e Itabira, que lançou seu festival em 1974. Em 2025, a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) assumiu a organização do festival local, que ocorre neste mês com uma programação extensa que envolve atividades culturais variadas.
Programação e participações em Itabira
Em Itabira, o Festival de Inverno está em andamento até o dia 20 de julho, com shows, peças teatrais, saraus de poesia, dança e intervenções musicais. O guitarrista John Ulhoa, do Pato Fu, que encerra o festival na cidade, destaca a importância desses eventos para aproximar grandes shows do público local e rememora a movimentação cultural dos anos 1980 em torno desses festivais.
Festival de Inverno da Ufop em Ouro Preto
O festival organizado pela Ufop tem como objetivo integrar a produção cultural acadêmica com a sociedade, promovendo debates, exposições, oficinas e espetáculos artísticos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Entre as atrações previstas estão oficinas de dança, apresentações teatrais e encontros culturais que celebram a diversidade e a convivência social.
Festival de Inverno de Sabará
Em sua 56ª edição, o Festival de Inverno de Sabará acontece neste domingo, dia 13 de julho, com uma programação que inclui cortejo de congado, intervenções culturais de grupos locais e shows de bandas e grupos de percussão. O produtor Jorge Luis Costa ressalta que o evento tem expandido suas atividades para incluir acessibilidade e novas formas de arte, beneficiando a comunidade local.
Festival de Inverno da UFMG em Belo Horizonte
O tradicional Festival de Inverno da UFMG ocorre de 10 a 19 de julho, distribuído em vários espaços culturais da capital mineira e em Tiradentes. A edição de 2025 faz uma conexão entre a história do festival e a criação da Pró-reitoria de Cultura da universidade. Fernando Mencarelli, pró-reitor de Cultura da UFMG, destaca o festival como um programa de extensão que tem contribuído para a estruturação da vida cultural acadêmica e universitária.
Atrações confirmadas
Dentre as atrações do festival da UFMG estão shows da Geraes Big Band, da Escola de Música da UFMG, e do cantor Sérgio Pererê, além de apresentações cênico-musicais como "Os saltimbancos" e o solo "Amanda", de Rita Clemente. Em Tiradentes, o Museu Casa Padre Toledo reabre com a exposição "Tiradentes: Passado presente".