{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/agrotempo%20podcast-agrotempo-agronegocio-cafes_especiais-1751648011?qlt=90&ts=1751648106918&dpr=off
Prêmio Região do Cerrado Mineiro lança categoria inédita para cafés doces
Inscrições abertas a partir de 1º de agosto para reconhecer a excelência dos cafés da safra 2025/2026
O 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, que visa reconhecer e valorizar os cafeicultores da região na safra 2025/2026, apresenta uma novidade em sua edição: a criação da categoria 'Doce Cerrado Mineiro'. Este prêmio destaca a qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade dos cafés de origem controlada produzidos nos 55 municípios que compõem a região do Cerrado Mineiro, reconhecida mundialmente por sua excelência.
Sobre o prêmio
Organizado pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado e apoiado pelo Sebrae Minas, o prêmio baseia-se nos pilares da intercooperação, conectando toda a cadeia do café e aproximando os consumidores finais da origem Cerrado Mineiro. A iniciativa tem como foco a produção de alta qualidade com Denominação de Origem (DO), contando também com a parceria de diversas cooperativas e associações da região.
Categoria inédita: Doce Cerrado Mineiro
Esta nova categoria premiará os cafés mais doces da safra, que são processados pelo método Natural e apresentam características sensoriais típicas da região, como notas de chocolate, caramelo, amêndoas e acidez cítrica. A categoria é exclusiva para produtores vinculados às cooperativas participantes do prêmio.
A avaliação seguirá o protocolo Coffee Value Assessment (CVA) da Specialty Coffee Association (SCA), levando em conta principalmente o nível de doçura e a fidelidade ao perfil sensorial característico do Cerrado Mineiro. As inscrições para esta categoria estarão abertas a partir do dia 1º de agosto.
Parcerias e apoio
O prêmio conta com a parceria das cooperativas Carmocer, Carpec, Coocacer Araguari, Coopadap, Expocacer e monteCCer, além do apoio das associações ACA, Acarpa, Amoca, Appcer, Assocafé, Assogotardo e GRE Café – Região de Araxá, que colaboram para fortalecer a cadeia produtiva do café na região.