{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/cruzeiro-cruzeiro-campeonato_brasileiro-intertemporada-1751762453?qlt=90&ts=1751762550579&dpr=off
Cruzeiro retoma temporada com moral alta e grandes expectativas da torcida
Após o recesso, equipe mineira foca na preparação para a segunda metade da temporada visando manter o desempenho no Brasileirão
O Cruzeiro encerrou as férias de duas semanas e voltou a se concentrar para a segunda parte da temporada com a torcida cheia de esperança. Apesar de não contar com novas contratações integradas ao elenco, o time promete manter o bom ritmo, sobretudo no Campeonato Brasileiro, após um primeiro semestre surpreendente.
Desempenho até o momento
Depois de 12 rodadas, o Cruzeiro alcançou a vice-liderança do Brasileirão com 24 pontos, igualando-se ao Flamengo, líder que está disputando a Copa do Mundo de Clubes. Este resultado já supera a meta principal do clube para 2025, que era garantir ao menos a classificação para a Copa Libertadores de 2026.
O time contou com uma preparação no Espírito Santo, realizando dois amistosos contra Defensa y Justicia e Banfield, equipes argentinas, para buscar ritmo de jogo antes de retornar aos treinos na Toca da Raposa 2.
Sequência invicta e principais jogadores
Ao chegar à pausa, o Cruzeiro acumulava 12 jogos sem derrota entre Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, o que deixou o elenco e a torcida otimistas para a retomada. O centroavante Kaio Jorge se destacou como artilheiro da equipe, com 10 gols oficiais. Outros jogadores em evidência foram o volante Lucas Silva e o lateral Kaiki Bruno.
Além disso, a equipe conta com uma base sólida e regular composta pelo goleiro Cássio, o zagueiro Fabrício Bruno, o volante Lucas Romero e o meia Matheus Pereira, considerados quase indispensáveis pelo técnico Leonardo Jardim.
Desafios e recuperações
Apesar do momento favorável, alguns jogadores terminaram o primeiro semestre em baixa, como o atacante Lautaro Díaz, que não correspondeu às expectativas em campo, e o zagueiro Mateo Gamarra, que pode ser devolvido ao Athletico.
A pausa serviu para a recuperação de atletas lesionados, principalmente os meio-campistas Matheus Henrique e Japa. Este último, que sofreu uma lesão importante no tendão da coxa esquerda em janeiro, retornou aos treinos e tem expectativa de estrear em 2025. Já Matheus Henrique, que passou por cirurgia no menisco do joelho direito em abril, trabalha para voltar em breve.
Opiniões de especialistas
O comentarista Lélio Gustavo, da TV Sim Brasil, acredita que o Cruzeiro manterá o ritmo e brigará pelo título do Brasileirão e da Copa do Brasil: "A expectativa é que o Cruzeiro mantenha o ritmo e dispute o título na temporada, não só do Brasileirão, como também da Copa do Brasil. Creio que o time não terá uma queda técnica nesta temporada. É muito bem treinado e sabe o que faz dentro de campo".
Daniel Seabra, também da TV Sim Brasil, acredita que o elenco pode melhorar com reforços, especialmente na defesa: "O Cruzeiro tem um bom time e até um bom elenco. Dá para disputar as duas competições. Agora, dependendo de quem o Cruzeiro trouxer, melhora um pouco mais a situação para o Leonardo Jardim, que vai precisar, claro, de mais um zagueiro".
Ele concorda com Lélio em relação à necessidade de constância: "O Cruzeiro tem que manter esse embalo. Se o time conseguir manter como vinha na reta final antes da paralisação, volta com tudo. Essa é a esperança do torcedor celeste, já que o Cruzeiro não chegou à vice-liderança do campeonato por acaso. Nunca houve paraquedas, está lá porque ele está mostrando um futebol muito consistente e muito efetivo".
Próximos jogos e preparação
O técnico Leonardo Jardim terá cerca de uma semana para preparar o time antes do próximo compromisso oficial da temporada, que será contra o Grêmio, no Mineirão, às 20h30 do domingo, 13 de julho, pelo Brasileirão Série A.