{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/economia-sada_combustiveis-1739827961?qlt=90&ts=1751661634647&dpr=off
Combustível adulterado: saiba identificar e o risco ao veículo
Especialista explica como reconhecer sinais de combustível adulterado e os cuidados necessários para proteger seu carro
Nesta quinta-feira (3/7), quatro postos de combustíveis em Belo Horizonte foram interditados pelo Procon do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) após denúncia de adulteração dos produtos. Consumidores que abasteceram seus veículos nesses locais recentemente podem estar preocupados sobre os riscos e os procedimentos a seguir. A TV Sim Brasil conversou com uma especialista em mecânica para entender os possíveis danos causados pelo combustível adulterado e como agir em casos de suspeita.
Formas de adulteração do combustível
Combustível adulterado é aquele cujo perfil original é alterado pela adição de componentes ilegais ou em quantidades superiores às permitidas, geralmente para reduzir o custo. "A gasolina, por exemplo, tem etanol, e tem gente que coloca mais, porque o etanol é mais barato. E o etanol tem água, e tem gente que coloca mais", explica Maristhela Marin, pesquisadora da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia. Além disso, solventes como a nafta petroquímica, usada na indústria e proibida na gasolina, podem ser adicionados para baratear o produto.
Como identificar se o veículo foi abastecido com combustível adulterado
Segundo Maristhela, o consumidor não percebe no ato do abastecimento, mas o carro manifesta sintomas como perda de potência, aumento do consumo, dificuldade para partida a frio, odor diferente no escapamento e até engasgos. O uso contínuo de combustível adulterado pode causar danos mais graves, como a degradação de borrachas, vazamentos e prejuízos ao motor. Além disso, há impacto ambiental devido ao aumento na emissão de gases tóxicos.
O que fazer se o combustível estiver adulterado
Ao suspeitar da adulteração ou confirmar que o posto vendeu combustível adulterado, a recomendação principal é esvaziar o tanque e descartar o combustível. Contudo, esse descarte deve ser feito com segurança para evitar poluição e riscos diversos. O ideal é levar o veículo a um mecânico de confiança, que pode verificar os danos e recomendar o descarte correto. Outra opção é procurar um posto de gasolina que possa realizar o descarte adequado. Denúncias aos órgãos responsáveis, como os Procons, também são importantes para coibir a prática ilegal.
Medidas para evitar abastecimento com combustível adulterado
Não há como identificar visualmente quais postos comercializam combustível adulterado, mas alguns cuidados ajudam: desconfiar de preços muito abaixo do mercado e observar o rendimento do combustível no veículo. Se o combustível durar menos do que o habitual, é aconselhável trocar de posto e monitorar o desempenho do carro.