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Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/cidades/2023/8/cidades-minas-gerais-roubo-joalheria-claudio-1709019477.jpeg
Por que o preço das joias disparou nos últimos meses? Entenda
A alta dos preços está relacionada ao aumento do custo do ouro e à instabilidade econômica e geopolítica global.
O preço das joias no Brasil teve um aumento significativo de 29% nos últimos 12 meses até maio, conforme dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE. Essa alta é quase seis vezes maior que a inflação geral do período, que foi de 5,32%.
Fatores que influenciam a alta
Segundo o setor, o principal motivo para o aumento no preço das joias está no custo crescente do ouro e das pedras preciosas, além da instabilidade no cenário internacional. Murilo Graciano, presidente do Sindicato das Indústrias de Joalheria, Ourivesaria, Lapidação de Pedras Preciosas e Afins dos Estados de Minas Gerais (SindiJoias-Ajomig), explica que o ouro teve um aumento de aproximadamente 100% nos últimos cinco anos, refletindo diretamente no valor final das joias. Além disso, as pedras preciosas, que são indexadas ao dólar, também tiveram grande valorização.
Impactos da instabilidade global
Graciano também destaca que a guerra comercial dos Estados Unidos e conflitos econômicos e militares aumentam a demanda por ativos considerados mais seguros, como o ouro, o que eleva ainda mais seu preço e, consequentemente, o custo das joias.
Valorização do ouro como fator-chave
Ecio Morais, diretor executivo do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), reforça que o ouro é quase uma reserva de valor e seu preço é cotado em moeda estrangeira, o que influencia diretamente o preço das joias. Ele exemplifica: "Em uma joia de 18 quilates, por exemplo, 75% é ouro. E o preço dela é influenciado pela variação do dólar, porque o ouro é cotado em moeda estrangeira. Só para se ter ideia, nós fizemos a maior feira de joias do Brasil em fevereiro de 2024, e o ouro estava R$ 320 o grama. Atualmente, está em torno de R$ 600."
Consequências para o mercado consumidor
O aumento nos custos impactou o consumo no país, com uma queda estimada de cerca de 10% nas vendas nos últimos dois anos. No entanto, nos últimos 60 dias, houve uma leve melhora, pois o preço do ouro, que chegou a R$ 650, recuou para cerca de R$ 580 devido à queda do preço no exterior e à valorização do real. Ainda assim, o impacto desse movimento na joalheria nacional ainda não foi completamente mensurado.