{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Procon interdita quatro postos em BH por combustível adulterado
Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/economia-postos%20bh-combust%C3%ADvel%20adulterado-procon_mg-1751562569?qlt=90&ts=1751562667243&dpr=off

Procon interdita quatro postos em BH por combustível adulterado

Estabelecimentos da mesma rede adicionavam solventes à gasolina e ao etanol; veja os endereços interditados

Por Admin

03/07/2025 17:55 · Publicado há 22 horas
Categoria: Economia

O Procon do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) interditou quatro postos de combustíveis em Belo Horizonte nesta quinta-feira (03/07) após identificar a comercialização de combustíveis adulterados. Todos os postos pertencem à rede Vixx e foram flagrados adicionando solventes às misturas vendidas aos consumidores.

Contexto da Interdição

A operação foi realizada após testes realizados pelo Laboratório de Ensaios de Combustíveis da Universidade Federal de Minas Gerais (LEC/UFMG), que reprovaram as amostras coletadas nos locais. De acordo com o Procon-MG, os estabelecimentos só poderão retomar as atividades após novos testes confirmarem a regularização dos produtos.

Riscos ao Consumidor

O Procon alerta que o uso de combustível adulterado pode resultar em diversos prejuízos, como danos ao motor, perda de desempenho, aumento no consumo, elevação dos custos de manutenção, riscos à segurança e impactos ambientais negativos.

Locais dos Postos Interditados

Confira os endereços dos postos interditados em Belo Horizonte:

  • Avenida Sebastião de Brito, 1.037, bairro Dona Clara
  • Rua Padre Pedro Pinto, 2.745, bairro Letícia
  • Avenida Amazonas, 9.248, bairro Camargos/Glalija
  • Avenida Vilarinho, 5.100, bairro Mantiqueira

Pronunciamento do Setor

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) destacou que práticas como adulteração, fraude volumétrica e sonegação dificultam a concorrência leal no mercado. Em nota, a entidade afirma: “Já é sabido que o crime organizado está entranhado no mercado de combustíveis, por isso, o Minaspetro produziu uma campanha que alertou os consumidores sobre fraudes e preços praticados muito abaixo do mercado, que podem significar má qualidade do produto”.

Mercado de Combustíveis em BH

Mesmo após uma recente redução de preço promovida pela Petrobras, o valor médio da gasolina em Belo Horizonte e região subiu R$ 0,40 na última apuração, atingindo R$ 6,36, conforme levantamento divulgado pelo site de pesquisa Mercado Mineiro.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade