{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Cleitinho pede que Lula vete projeto que amplia número de deputados
Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/pol%C3%ADtica-cleitinho-lula-aumento-de-deputados-1751562737?qlt=90&ts=1751562831757&dpr=off

Cleitinho pede que Lula vete projeto que amplia número de deputados

Senador inicia mobilização nas redes sociais contra aumento de cadeiras na Câmara dos Deputados aprovado pelo Congresso

Por Admin

03/07/2025 17:10 · Publicado há 14 horas
Categoria: Política

O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) utilizou as redes sociais para solicitar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que vete o projeto aprovado no Congresso, que prevê o acréscimo de 18 deputados federais na Câmara dos Deputados, elevando o total de cadeiras de 513 para 531.

Mobilização nas redes sociais

No vídeo publicado nesta quinta-feira (3 de julho), Cleitinho aparece segurando um cartaz com a frase: “O que 531 vão fazer, que 513 não consegue?”, fazendo um apelo público para que Lula derrube o texto. Ele também lançou a campanha nacional #VETALULA para mobilizar a sociedade.

Argumentação do senador

O parlamentar afirmou: “Se o Lula vetar esse projeto, vai voltar para o Congresso Nacional. E aí, a gente vai conhecer quem é quem, quem é o deputado federal e quem é o senador que é a favor do povo. Porque se derrubar esse veto do Lula, vocês podem ter certeza que todo o Congresso Nacional é inimigo do povo”.

Cleitinho ainda ressaltou: “Lula, eu não sou seu aliado, mas sou aliado do povo. Então, tudo que for a favor do povo, pode trazer que eu vou apoiar.”

Detalhes do projeto de lei

A proposta aprovada pelo Congresso em junho prevê o aumento de 18 vagas na Câmara dos Deputados, ampliando a representação dos 26 estados e do Distrito Federal. O impacto financeiro estimado da medida é de R$ 65 milhões a mais por ano para os cofres públicos.

Debate sobre despesas e taxação

Durante a publicação, Cleitinho também fez referência à discussão sobre a “taxação dos super ricos” em debate no governo federal, declarando que “quem ganha mais, tem que pagar mais”. O senador defendeu que a medida deveria começar pelos próprios Três Poderes, sugerindo cortes em supersalários do Judiciário.

Segundo ele, “é extremamente importante nós cortarmos da própria carne. Não adianta o Congresso Nacional apontar o dedo para a sua carne e falar que você tem que cortar gasto, quando pega e vota um projeto para aumentar o gasto, que é o aumento dos números de deputados. Então, a campanha nacional agora, Lula, é você vetar essa porcaria aqui e a gente vai conhecer quem é quem”.

Contexto político

A manifestação ocorre em um momento de embate entre o Executivo e o Congresso sobre temas como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). No Dia da Independência da Bahia, Lula também levantou cartaz defendendo a taxação dos mais ricos. O governo recorreu ao Supremo Tribunal Federal por meio da Advocacia-Geral da União para contestar a decisão do Legislativo sobre o IOF.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade