{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/05/21/1000x1000/1_54534371743_2aa976dc17_k-52457015.jpg?20250521111431?20250521111431
Janja recebe de Lula a mais alta comenda cultural do país
Primeira-dama foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural ao lado de artistas renomados.
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, foi homenageada com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural (OMC), a mais alta comenda cultural do governo federal, em uma cerimônia realizada na terça-feira (20/5) no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Homenagens e Reconhecimento
Janja recebeu a condecoração das mãos do presidente Lula, um prêmio que destaca sua contribuição para o desenvolvimento cultural e a diversidade no Brasil. Além dela, foram agraciados a atriz Fernanda Torres e o cineasta Walter Salles, que colaboraram na produção do filme Ainda Estou Aqui, que foi premiado com o Oscar de melhor filme internacional. O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme, também foi premiado.
A Importância da Cultura
Durante a cerimônia, o presidente Lula enfatizou que "a cultura tem um papel extraordinário na defesa da democracia", ressaltando que é uma força coletiva que resiste a regimes de exceção. Ele também mencionou que a democracia não será plena até que todos os brasileiros tenham acesso e participação na cultura de seu país, afirmando que a cultura é uma força revolucionária que mantém a esperança e a liberdade do povo.
Retomada da Ordem do Mérito Cultural
A Ordem do Mérito Cultural estava suspensa desde 2019 e foi reestabelecida neste ano com uma ampla participação popular. O Ministério da Cultura recebeu mais de 11 mil sugestões em dez dias, que foram avaliadas por uma comissão técnica, pelo Conselho da Ordem e, finalmente, pela Presidência da República, que definiu os homenageados.