{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Tiradentes se transforma na capital do churrasco em maio
Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/05/07/pls94824-51500147.jpg

Tiradentes se transforma na capital do churrasco em maio

Festival Caminhos de Fogo atrai chefs e turistas de todo o Brasil para celebrar a gastronomia na brasa.

Por Admin

08/05/2025 13:22 · Publicado há 5 horas
Categoria: Gastronomia

Carne, fogo, sal, música e diversão. Esses são os elementos que mais uma vez trouxeram mais de duas mil pessoas para Tiradentes, no Campo das Vertentes, no último sábado (3/05). Na sua quarta edição, o festival Caminhos de Fogo reuniu 26 chefs de diversas partes do Brasil, que passaram oito horas preparando uma variedade de carnes, frutos do mar, vegetais e até sobremesas.

Inspiração e Diversidade Gastronômica

Guilherme Macedo, idealizador do evento, expressou sua paixão pela gastronomia na brasa, afirmando: "Acompanhei o desenvolvimento da gastronomia na brasa em São Paulo e fiquei encantado com essa diversidade. Então, veio a ideia de trazer isso para o público aqui da região de Tiradentes e para os turistas." A proposta é descentralizar a riqueza gastronômica frequentemente encontrada em grandes metrópoles e levá-la a uma cidade turística.

Chefs e Criações Culinárias

No festival, o trabalho dos chefs se tornou um espetáculo à parte. O gaúcho Marcos Livi impressionou os visitantes com uma churrasqueira inovadora, a Scheeroscopio, que assava o costelão de boi em movimentos circulares. "Peço desculpa a vocês que estão na fila se ela solta do osso", brincou o chef. Entre outras atrações, Edvaldo Caribé, do Pará, apresentou o pirarucu, um peixe emblemático da Amazônia, assado em uma estrutura tradicional indígena conhecida como moquém.

Sabores do Brasil

Cristóvão Laruça, representando Belo Horizonte, trouxe a fraldinha do Uruguai preparada em fogo de chão, enquanto Priscila Deus, de São Paulo, impressionou com um t-bone de cordeiro na brasa, acompanhado de especiarias amazônicas. "Quero mostrar o quanto o nosso país é rico", declarou Priscila, destacando a importância de trazer sabores locais para o grande público.

Interatividade e Sobremesas

O evento também se destacou pela interatividade, onde o confeiteiro Lucas Corazza ofereceu um s'mores, um doce de acampamento norte-americano que os participantes montavam em pequenas fogueiras. A sobremesa, junto com outras delícias, como a pizza de pão de alho criada por Silas Gomes, encantou adultos e crianças.

Conclusão

O Caminhos de Fogo reafirma Tiradentes como um importante destino gastronômico, atraindo amantes da culinária e celebrando a diversidade de sabores que o Brasil tem a oferecer.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade