{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/cidades/2025/2/cidades-carnaval-de-bh--1740521975.jpg
Carnaval de BH: Como utilizar o transporte público
Prefeitura planeja aumento de viagens de ônibus para atender foliões durante o Carnaval de Belo Horizonte
Com a expectativa de público de 6 milhões de pessoas durante o Carnaval, a locomoção em Belo Horizonte pode encontrar desafios, especialmente nas regiões centrais, onde diversas interdições ocorrerão. Para facilitar o deslocamento dos foliões, a prefeitura compartilhou informações importantes para aqueles que planejam utilizar o transporte público.
Aumento de Viagens de Ônibus
Dentre as medidas, 285 linhas de ônibus terão aumento em suas operações, resultando em 8.100 viagens extras ao longo dos dias de festa, com uma média de 13.000 viagens diárias. O serviço noturno também será ampliado, e na quarta-feira de cinzas serão disponibilizadas 20.000 viagens. As estações São Gabriel, Vilarinho, Venda Nova, Pampulha, Diamante e Barreiro contarão com reforço nas linhas alimentadoras, e toda a operação será monitorada 24 horas pelo Centro Integrado de Operações da Prefeitura (COP-BH).
Recursos para Passageiros
Os passageiros poderão acompanhar a localização dos ônibus em tempo real através do Portal da PBH. A recarga do Cartão BHBUS poderá ser realizada antecipadamente no site da Transfácil ou pelo aplicativo BHBUS+.
Alterações nas Linhas e Interdições
A partir da madrugada de sábado (1º), as linhas municipais passarão por desvios, e, a partir das 10h, haverá interdições nas vias da área central para os desfiles, resultando na desativação de mais de 200 pontos de ônibus. Cartazes serão afixados para indicar os pontos de embarque mais próximos.
Estações do MOVE e BHBUS
As estações Diamante, Barreiro, Venda Nova, Vilarinho e Pampulha operarão 24 horas. As estações das avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Pedro I e Vilarinho também estarão abertas 24 horas, de sábado (1º) até quinta-feira (6). As estações do MOVE Rio de Janeiro e São Paulo, na avenida Santos Dumont, estarão fechadas no sábado (1º), das 4h às 11h59.
Acesso à Área Hospitalar
O acesso à região hospitalar foi priorizado no plano de mobilidade. A avenida Augusto de Lima terá 28 linhas direcionadas aos hospitais, com as linhas 33, 51, 62 e 3050 funcionando 24 horas. A linha 66 contará com um esquema especial de reforço de viagens.
Aplicativos e Metrô
Os passageiros poderão consultar desvios e horários de ônibus por meio dos aplicativos BHBUS+, Bus2, Cittamobi e Movit. O metrô operará das 5h15 às 23h, com intervalos de 10 minutos entre os trens, e as estações Eldorado, Vilarinho e São Gabriel abrirão às 5h no sábado (1º).
Transporte Alternativo e Ajuda ao Folião
Serão disponibilizados 19 pontos de táxi próximos às áreas de desfile, devidamente sinalizados para embarque. No entanto, motoristas de aplicativos não terão acesso aos locais reservados para os blocos, devendo realizar o embarque nas vias adjacentes. A prefeitura também oferecerá seis pontos de atendimento para orientar os foliões sobre o transporte nas seguintes localidades: Praça Rui Barbosa, Avenida Amazonas com Rua São Paulo, Praça Diogo de Vasconcelos (Savassi), Praça Tiradentes, Estação Pampulha e Estação São Gabriel.