{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/cidades-belo-horizonte-copasa-pampulha-1739562932?qlt=90&ts=1739563197174&dpr=off
Trecho da Av. Otacílio Negrão de Lima é liberado após Copasa antecipar entrega de obra
Intervenções de trânsito visam garantir segurança durante a modernização do interceptor de esgoto na Pampulha.
O trecho da avenida Otacílio Negrão de Lima até a Alameda das Latânias, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, foi liberado nesta sexta-feira (14 de fevereiro) após a Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa) antecipar a conclusão dos serviços no local. As obras tiveram início em 10 de fevereiro, e a previsão inicial era de que durassem 20 dias. A companhia informou, no entanto, que no restante da Av. Otacílio Negrão de Lima até a rotatória da Av. Santa Rosa, o trânsito continua fechado nos dois sentidos para a continuidade dos serviços.
Objetivo das intervenções
Segundo a empresa, “as intervenções de trânsito têm como objetivo viabilizar os trabalhos e garantir a segurança dos profissionais na execução do serviço”. A fase inicial da obra na Pampulha, em junho do ano passado, se concentrou na Praça Aleijadinho, no bairro São Luiz, com equipes trabalhando 24 horas por dia.
Modernização do interceptor de esgoto
Na ocasião, a empresa também divulgou que em algumas etapas seria necessário interditar trechos da avenida Otacílio Negrão de Lima. Estão sendo realizadas a modernização do chamado "interceptor de esgoto", uma rede de grande diâmetro que recebe o esgoto da região e o conduz até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Ribeirão do Onça. A estrutura atual tem mais de 30 anos, e as mudanças visam evitar que a lagoa da Pampulha seja o destino do esgoto em um eventual "extravasamento da rede".
Investimento e tecnologia
Com um investimento de R$ 13 milhões, o projeto, que é executado com a utilização do Novo Método Austríaco de Tunelamento (NATM), uma tecnologia inovadora e menos impactante, contempla a substituição de um trecho de 175 metros da tubulação existente por um novo interceptor com diâmetro ampliado para 1.800 milímetros.