{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/02/14/520x405/1_whatsapp_image_2025_02_14_at_11_40_26-46493318.jpeg?20250214114334?20250214114334
Cacá Diegues: famosos lamentam a morte do diretor
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconhece a importância do cineasta para a cultura brasileira.
O cineasta Cacá Diegues faleceu na madrugada desta sexta-feira (14/2), aos 84 anos, em decorrência de complicações após uma cirurgia em uma clínica no Rio de Janeiro. Sua morte gerou uma onda de homenagens de figuras notáveis das artes e da literatura.
Manifestação de Lúcido Reconhecimento
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou sobre a perda do cineasta, expressando: "Recebi com muito pesar a notícia do falecimento de Cacá Diegues, que durante sua vida levou o Brasil e a cultura brasileira para as telas do cinema e conquistou a atenção de todo o mundo. 'Ganga Zumba', 'Xica da Silva', 'Bye, Bye Brasil' e, mais recentemente, 'Deus é Brasileiro' mostram muito bem nossa história, nosso jeito de ser, nossa criatividade".
Legado Cultural
A Academia Brasileira de Letras também lamentou sua morte, afirmando: "Lamentamos profundamente a morte do cineasta e Acadêmico Cacá Diegues, aos 84 anos. Membro da Academia Brasileira de Letras desde 2018, Diegues foi um dos grandes nomes do cinema nacional, equilibrando popularidade e profundidade artística ao abordar temas sociais e culturais com sensibilidade".
Reações de Amigos e Colegas
Gilberto Gil, artista e amigo, declarou: "Descanse em paz, grande amigo imortal Cacá Diegues". O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também lamentou: "O Brasil perde hoje um dos maiores cineastas do país. Expresso meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs".
Último Representante do Cinema Novo
Lúcia Veríssimo expressou sua tristeza, afirmando: "Lamento profundamente que saia de cena o último representante do cinema novo. Perde a cultura, perde o país e perdemos nós brasileiros. Obrigada Cacá por tanto".