{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/pol%C3%ADtica-pol%C3%ADtica-amm-associacao_mineirademunicipios-1739475966?qlt=90&ts=1739476056129&dpr=off
Candidatos à AMM aproveitam encontro em Brasília para fortalecer suas campanhas
Luís Eduardo Falcão e Marcos Vinícius Bizarro promovem suas candidaturas durante evento com prefeitos.
O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (Novo), e o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Marcos Vinícius Bizarro (sem partido), utilizaram um encontro de prefeitos promovido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília, para formalizar suas candidaturas à presidência da entidade e demonstrar força política.
Evento em Brasília
O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que teve início na terça-feira (11) e se estendeu até esta quinta (13), promete atrair mais de 20 mil participantes. A movimentação na capital federal foi aproveitada pelos candidatos para impulsionar o lançamento de suas candidaturas.
Candidatura de Marcos Bizarro
Marcos Bizarro, atual presidente da AMM e ex-prefeito de Coronel Fabriciano, iniciou seu lançamento ao reunir quase 200 prefeitos mineiros em um restaurante em Brasília, onde discorreu sobre suas realizações e compromissos de campanha. Ele propôs a revisão do estatuto da AMM, buscando reduzir o tempo de mandato de três para dois anos e limitar a reeleição a um único período. "A reeleição é importante porque permite a continuidade de um trabalho bem-feito. Mas é necessário que seja limitada. A AMM não pode ficar refém de um grupo que usa a AMM em causa própria, como aconteceu no passado", afirmou Bizarro, referindo-se a seus adversários.
Evento de Falcão
No dia seguinte, Falcão organizou uma festa na casa do ex-deputado Fabinho Ramalho (MDB), onde apresentou sua candidatura. O evento contou com quase 800 convidados, incluindo deputados de diferentes partidos. Durante a festa, vários representantes federais de Minas discursaram em apoio a Falcão, reforçando a necessidade de um presidente da AMM que atue como prefeito.
Próximos passos nas eleições da AMM
Ainda não foi definida uma data para as eleições da AMM, que devem ocorrer até o dia 6 de abril. De acordo com o estatuto, a disputa precisa ser realizada até um mês antes do Congresso Mineiro de Municípios, previsto para 6 de maio. Para ser eleito, o candidato precisa obter a maioria dos votos dos prefeitos filiados à AMM.
Nota da AMM
A AMM esclareceu em nota que as alterações estatutárias realizadas em 2020 foram aprovadas democraticamente e visam ampliar a participação de gestores experientes na entidade, além de atualizar a estrutura de mandato e reeleição.