{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Frente Cristã liderada por Borja busca proteção para templos durante o carnaval de BH
Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/02/12/520x405/1_54318964958_b0f24ef9ba_c-46378256.jpg?20250212144043?20250212144043

Frente Cristã liderada por Borja busca proteção para templos durante o carnaval de BH

A vereadora propõe medidas para garantir a preservação das atividades religiosas no período da folia.

Por Admin

12/02/2025 17:08 · Publicado há 2 mêses
Categoria: Política

Um dia após assumir a presidência da Frente Parlamentar Cristã, a vereadora Flávia Borja (DC) definiu sua primeira ação: atuar na organização do carnaval de Belo Horizonte para garantir a preservação dos templos religiosos durante a festa. A preocupação da Frente está voltada especialmente para igrejas localizadas em regiões de grande aglomeração ou no trajeto dos blocos.

Objetivos da Frente Cristã

Em conversa com o Estado de Minas, Flávia Borja afirmou que pretende se reunir com o prefeito interino, Álvaro Damião (União Brasil), para solicitar ajustes logísticos à Belotur, responsável pela organização da folia. Segundo a vereadora, embora o carnaval tenha se consolidado como um dos maiores do país, há pessoas que preferem exercer sua fé durante o período e enfrentam dificuldades para isso.

Mediação de conflitos

Borja destacou que, nos últimos anos, houve mediação para minimizar impactos do carnaval sobre as celebrações religiosas, mas o crescimento do evento tem tornado a situação mais desafiadora. 'Ano passado fizemos algumas intervenções junto à Belotur porque os trajetos dos blocos, quando passam em frente a igrejas ou têm pontos de concentração e dispersão próximos, acabam gerando transtornos. Várias igrejas não conseguiram realizar cultos e missas. A prática dos fiéis, que acontece toda semana, não pode ser interrompida por conta da festa', explicou.

Crescimento do Carnaval em BH

Belo Horizonte tem 277 paróquias, 400 templos evangélicos, uma mesquita e cerca de 2.400 pastores evangélicos filiados ao Conselho de Pastores. Em contrapartida, o carnaval da capital mineira cresceu exponencialmente nos últimos anos, saltando de 500 mil foliões, em 2013, para mais de 5,5 milhões, em 2024.

Coleta de informações

Para lidar com os impactos da folia, a Frente Cristã criou um e-mail para que pastores, padres e líderes religiosos relatem problemas enfrentados nos últimos anos e antecipem possíveis complicações para 2025. Paralelamente, uma indicação assinada pelos vereadores do grupo será enviada ao prefeito interino. 'O primeiro passo é o planejamento logístico. No ano passado, fiquei impressionada com o nível de planejamento da Belotur. Fui super bem atendida. Acredito que, sentando com antecedência, podemos mapear a cidade e identificar os pontos mais críticos para evitar transtornos. O carnaval é um evento legítimo, mas precisamos garantir que todas as pessoas possam circular e exercer sua fé sem dificuldades', afirmou Flávia Borja.

Propostas de regulação

A nova liderança da Frente Cristã também pretende se reunir com Álvaro Damião para apresentar uma proposta de regulação que garanta que blocos não interfiram na realização de atividades religiosas durante o carnaval. 'A cidade pode ter a festa, mas também precisa respeitar os momentos de culto, missas e celebrações', defendeu.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade