{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/cidades-cidade_administrativa-minas_gerais-1738614880?qlt=90&ts=1738614973860&dpr=off
Transtornos na Cidade Administrativa: Cratera chama atenção de servidores
Manutenção programada leva à abertura de buraco no teto do 9º andar do prédio Minas
Um vídeo feito por servidores da Cidade Administrativa, sede oficial do governo de Minas Gerais, em Belo Horizonte, mostra uma cratera aberta no teto do 9º andar do prédio Minas nesta segunda-feira (3 de fevereiro). A situação deixou os funcionários apreensivos, especialmente após os transtornos causados pela chuva na semana passada, que incluíram o alagamento do estacionamento.
Esclarecimentos do Governo
O Estado, porém, esclareceu que se trata de uma manutenção programada na tubulação do ar-condicionado. Um vídeo feito por servidores da Cidade Administrativa, sede oficial do governo de Minas Gerais, em Belo Horizonte, mostra uma cratera aberta no teto do 9º andar do prédio Minas nesta segunda-feira (3 de fevereiro). A situação deixou os funcionários apreensivos, especialmente… pic.twitter.com/OtELXMMWIZ — O Tempo (@otempo) February 3, 2025
De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o buraco no teto do prédio não foi um acidente, mas sim parte da manutenção do sistema de ar-condicionado. Ou seja, o forro foi retirado intencionalmente. "A manutenção foi concluída e será realizada a devida recomposição do forro", informou o Estado.
Impactos da Tempestade
O temporal registrado em Belo Horizonte na tarde da última quarta-feira (29 de janeiro) provocou danos na Cidade Administrativa. Vídeos recebidos pela reportagem de TV Sim Brasil mostraram os impactos da tempestade na sede do governo mineiro. Em uma das gravações, uma servidora registrava o temporal quando, de repente, uma das janelas se soltou. "Ai, meu Deus! Gente do céu, eu estava gravando na hora", exclamou.
Outra filmagem mostrou goteiras no prédio Minas, com a água caindo com tanta intensidade que mais parecia uma cachoeira. Além disso, um dos estacionamentos da Cidade Administrativa ficou alagado.
Mensagem aos Servidores
Devido ao temporal, uma mensagem foi compartilhada aos servidores que foram orientados pela Intendência a retirar "imediatamente" os veículos que estavam na garagem dos prédios Minas e Gerais, justamente por conta do risco de inundação. Os elevadores também foram desativados.
Posicionamento do Governo
O governo de Minas foi procurado por TV Sim Brasil e confirmou os danos. "Uma janela do 12º andar do prédio Minas foi arrancada pela força do vento. Também foram registrados alagamentos nos subsolos dos prédios Minas e Gerais e uma infiltração pontual no 14º andar do prédio Minas", esclareceu. "A empresa responsável pela manutenção da Cidade Administrativa já foi acionada para avaliar os episódios e tomar todas as medidas necessárias para a contenção dos danos. Apesar do incidente, ninguém ficou ferido. A Intendência da Cidade Administrativa está atuando para minimizar os danos e preservar a segurança dos servidores", ressaltou no posicionamento.