{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Ministério da Saúde alerta para aumento de casos de febre amarela
Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/brasil/2024/4/brasil-febre-amarela-vacina-contra-a-febre-amarela-1714199194.jpeg

Ministério da Saúde alerta para aumento de casos de febre amarela

Vacinação e vigilância em Minas Gerais e outros estados são intensificadas devido ao surto da doença.

Por Admin

03/02/2025 15:03 · Publicado há 3 mêses
Categoria: Política

O Ministério da Saúde lançou um alerta sobre o crescimento da transmissão da febre amarela em vários estados brasileiros, incluindo Minas Gerais, São Paulo, Roraima e Tocantins. De acordo com uma nota técnica enviada às secretarias de saúde, o período de maior incidência da doença vai de dezembro a maio. Assim, o ministério recomenda uma intensificação das ações de vigilância e imunização nas áreas de risco.

Casos em Minas Gerais e São Paulo

O estado de São Paulo tem registrado a maioria dos casos de febre amarela nas primeiras semanas de 2025. Para combater essa situação, o Ministério da Saúde decidiu enviar mais doses da vacina ao governo estadual, totalizando dois milhões de doses, com 800 mil sendo extras. Somente em janeiro, um milhão de doses já foi entregue.

Investigação e Ações

O ministério está colaborando com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo na investigação de casos suspeitos e confirmados, especialmente no município de Ribeirão Preto. Técnicos do ministério participarão de uma reunião em Campinas com profissionais de saúde da região para discutir futuras ações contra a febre amarela.

Orientações para Viajantes

As pessoas que pretendem viajar para áreas onde ocorre a transmissão da febre amarela devem verificar sua carteira de vacinação. A recomendação é que aqueles que não tenham sido vacinados ou que tenham recebido a dose fracionada em 2018 procurem uma unidade de saúde pelo menos dez dias antes da viagem.

Vacinação e Prevenção

A vacina contra a febre amarela é essencial na prevenção da doença e faz parte do calendário vacinal infantil, com a aplicação de uma dose de reforço aos quatro anos de idade. Para adultos de cinco a 59 anos, uma dose única é recomendada se não tiverem sido vacinados anteriormente.

Cuidados Pessoais

O Ministério da Saúde também enfatiza a importância de adotar medidas de proteção individual, como usar roupas que cubram o corpo, calçados fechados e repelentes. Essas precauções são necessárias, pois os vetores do vírus são ativos durante o dia.

Busca por Atendimento Médico

Caso ocorram sintomas como febre, dor de cabeça ou náuseas, a orientação é que o paciente busque atendimento médico e informe sobre possíveis exposições a áreas de risco.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade