{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/01/30/520x405/1_whatsapp_image_2025_01_30_at_17_44_57-45586333.jpeg?20250130181339
PGR solicita condenação de Carla Zambelli e hacker por invasão de sistemas
Procurador-geral acusa deputada de liderar ataques a instituições do Judiciário
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e do hacker Walter Delgatti Neto pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. O procurador-geral Paulo Gonet afirmou que há "conteúdo probatório suficiente" que demonstra que a congressista "comandou a invasão a sistemas institucionais" do Judiciário.
Contexto do Caso
O caso teve início em janeiro de 2023, quando foram detectadas invasões aos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), envolvendo a inserção de documentos falsos, incluindo um mandado de prisão forjado contra o ministro do STF Alexandre de Moraes por suposta "organização criminosa". Em agosto do mesmo ano, Delgatti foi preso e Zambelli se tornou alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal.
Alegações da Acusação
A PGR sustenta que a deputada não só contratou o hacker, mas também participou da elaboração do texto do falso mandado de prisão, destacando a "gravidade acentuada" dos crimes que visavam "colocar em dúvida a legitimidade e a lisura da administração da Justiça". Segundo a acusação, Zambelli teria repassado R$ 13,5 mil ao hacker por meio de pessoas próximas a ela.
Defesa de Zambelli
A defesa da deputada, sob a orientação do advogado Daniel Bialski, argumentou que "não existe qualquer prova efetiva" que demonstre que ela tenha colaborado ou incentivado Delgatti. A defesa expressou confiança de que a deputada não cometeu qualquer ilícito penal e espera que isso seja comprovado no decorrer do processo.
Depoimento do Hacker
Walter Delgatti confessou a invasão ao sistema do CNJ durante seu depoimento à polícia, afirmando que foi procurado por Zambelli para mostrar a "fragilidade" da Justiça brasileira. O advogado do hacker, Ariovaldo Moreira, comentou que a revelação da denúncia contra Zambelli apenas confirma a veracidade das declarações de seu cliente.